Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
O jeito como você faz a pipoca pode dizer se ela é amiga ou a pior inimiga da sua dieta. Isso porque a forma mais tradicional de preparar o milho ou mesmo as pipocas de micro-ondas industrializadas podem aumentar o valor calórico e de gordura do alimento, provocando o aumento de peso e fazendo mal à saúde. Como alternativa para emagrecer, a opção mais indicada é fazer pipoca no saco de pão.
Saco que deve ser usado é aquele mais tradicional que embala os pães da padaria (Créditos: Thinkstock)
É comprovado que a pipoca faz bem à saúde e não engorda, além de desacelerar o envelhecimento e prevenir doenças como diabetes e câncer. Todos esses benefícios são atribuídos à pipoca porque ela contém altas doses antioxidantes poderosos que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres.
O que pode prejudicar o alimento é a forma de preparo e os ingredientes adicionados a ele. O óleo ou a manteiga, tradicionalmente usados para estourar o milho na panela, são fonte de gorduras que fazem mal à saúde e podem aumentar os níveis de colesterol. Já o sal ou o tempero adicionados posteriormente, acarretam em um aumento de sódio no organismo, que pode provocar inchaço no corpo e elevar a pressão arterial.
Usando o saco de pão, é possível fazer pipoca de forma mais saudável. Isso porque esse tipo de preparo dispensa o uso de óleo ou manteiga, eliminando os males desses ingredientes. Para não engordar ou ter mais saúde, o indicado é não acrescentar sal quando ela já estiver pronta. Caso opte por usar sal para ter mais sabor, evite exageros e use uma pequena quantidade.
Você vai precisar de 1/2 xícara (chá) de milho de pipoca, 1 saco de pão vazio e 1 folha de papel toalha. Para preparar, coloque o milho dentro do saco e feche bem enrolando as pontas. Posicione a folha de papel-toalha embaixo do saco de pão e coloque no micro-ondas por aproximadamente 3 minutos. Está pronta!
Pipoca feita sem óleo evita que alimento se torne bomba calórica e faça mal à saúde