Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 14 de dezembro de 2024
PORTO VELHO - RO: As pessoas autistas enfrentam dificuldades em ambientes com estímulos excessivos, como shoppings, hipermercados, ginásios e esses lugares podem acabar desencadeando crises de ansiedade e comportamento agitado.
Pensando nesse tipo de situação, foi criado um projeto de Lei na Câmara dos Vereadores de Porto Velho que autoriza a criação espaços nesses estabelecimentos, que serão chamados de “Salas Acolhedoras” com o objetivo de acolher crianças, adolescentes e adultos autistas em momento de crise de ansiedade e agitação.
De acordo com a justificativa do projeto de lei, a criação das salas é baseada no protocolo Análise de Comportamento Aplicado (ABA) que visa entender as particularidades de cada indivíduo autista e assim oferece um ambiente acolhedor que promova o acolhimento emocional e integração social.
As salas serão projetadas especificamente para receber as necessidades das pessoas portadoras do espectro, com elementos que ajudem a diminuir a carga sensorial, proporcionando um local tranquilo, com cores suaves, iluminação adequada e outros recursos que auxiliem no relaxamento e na autorregulação do indivíduo.
A iniciativa propõe uma parceria entre poderes público e privado para viabilizar a implantação e manutenção das Salas Acolhedoras. A propositura tem sua importância levando em consideração de que pelo menos até o final de 2022, foram emitidas mais de 600 unidades de carteiras de identificação do autista. Estima-se que na Capital tenha entre 1800 a 1900 pessoas autistas.