Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: Ao celebrar os 10 anos de atuação da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) nesta terça-feira (15), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou o compromisso do governo do estado em promover segurança pública mais moderna, eficiente e voltada para a dignidade humana. Desde sua criação, em 2015, a Politec tem se consolidado como referência no uso da ciência a serviço da justiça, com investimentos que aliam rigor técnico, inovação e sensibilidade no atendimento à população.
Durante os últimos anos, a gestão do governador Marcos Rocha tem ampliado os investimentos na estrutura e inteligência da instituição, com destaque em mais de R$ 6 milhões do Fundo Estadual de Segurança Pública na aquisição de equipamentos, como analisadores espectrais, boroscópios, maletas periciais e coletes balísticos, além de capacitações para os servidores estaduais.
Outro avanço importante foi a inauguração do Laboratório de Toxicologia em Vilhena, no início de 2025, que descentralizou os serviços periciais e proporcionou agilidade na elucidação de crimes na região do Cone Sul.
Segundo o governador Marcos Rocha, o trabalho da Politec ganhou repercussão a ponto de se tornar protagonista na resolução de crimes complexos. “Investimos para garantir estrutura e inovação, e os resultados mostram que o Governo tem realizado um excelente trabalho com esta entidade. Nestes 10 anos de história, seguimos para avançar mais, a fim de que o estado seja reconhecido pela eficiência e pelo compromisso com a Segurança Pública”, declara.
CRESCIMENTO
Segundo o superintendente da Politec, Domingos Sávio, celebrar os 10 anos representa uma trajetória de missão com o bem estar do cidadão. “É uma década de trabalho sério e impacto direto na vida das pessoas. Hoje, somos referência nacional em provas periciais, com laboratórios certificados, tecnologias avançadas e mais de 17 mil laudos produzidos só no último ano, sendo este um resultado da dedicação de toda a superintendência”, comenta.
Além da estrutura física, o governo priorizou o crescimento institucional, como o 1º Concurso Público da Politec realizado em 2022, que permitiu a renovação do quadro técnico. A entidade também é destaque na resolução de casos emblemáticos, como a identificação por DNA de uma jovem desaparecida há mais de 10 anos em Vilhena, que evidenciam o impacto direto dos investimentos na vida das famílias rondonienses.