• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 14 de agosto de 2025

Queda da secretária de Comunicação reforça cobrança por transparência

Com a saída de Rosângela e a chegada de Renan, o governo busca resgatar a confiança perdida e evitar que episódios de favorecimento indevido...


Redação

Publicada em: 13/08/2025 09:24:22 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - Depois de meses de desgaste e sob forte pressão, a secretária de Comunicação do Governo de Rondônia, Rosângela Castelo, teve sua exoneração confirmada e será oficialmente afastada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 12 de agosto. A mudança era esperada por muitos colegas da imprensa, que há tempos vinham manifestando insatisfação com o modelo amador adotado na Secretaria.

A queda de Rosângela foi consequência direta de uma série de episódios que minaram sua credibilidade, com o ápice da crise marcado pelo episódio envolvendo suposto favorecimento a sites fantasmas e portais sem audiência real, o que provocou irritação e cobrança pública ao governador Marcos Rocha.

Além disso, o que pesou contra a secretária foi seu perfil limitado, que se restringia a uma mera assessoria de imprensa — muito aquém da política de comunicação estratégica que o Palácio Rio Madeira desejava para o governo. Marcos Rocha, insatisfeito com o amadorismo e falta de planejamento, exigia um trabalho integrado, transparente e capaz de ampliar o alcance da gestão junto à população e aos veículos de comunicação.

Renan Fernandes - Novo Secretário de Comunicação

Em seu lugar, assume o publicitário Renan Fernandes,  (foto acima) - apresentado pelo próprio governador durante entrevista à Rede Antena FM - leia-se (DFM) estação Porto Velho, apresentado pelo jornalista Nilton Salina. Fernandes prometeu estreitar a relação com a imprensa, valorizando o papel dos jornalistas e adotando uma postura mais profissional e aberta.

Com a saída de Rosângela e a chegada de Renan, o governo busca resgatar a confiança perdida e evitar que episódios de favorecimento indevido e falta de transparência continuem comprometendo sua imagem — especialmente em um momento político sensível, que requer habilidade e uma comunicação eficaz.

A guinada na Comunicação sinaliza que o Palácio Rio Madeira não vai mais tolerar práticas que fragilizem a gestão e reforça o recado: quem não entrega resultados, perde espaço.

O adjunto da SECOM é o empresário do ramo de papelaria, Chico Holanda.


Fale conosco