• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 19 de outubro de 2025

Txai Suruí vai integrar grupo internacional da ONU sobre mudanças climáticas

Ativista indígena de Rondônia vai aconselhar secretário geral da ONU sobre ações e soluções para enfrentar a crise climática...


Por g1 RO

Publicada em: 13/08/2025 17:36:53 - Atualizado

Foto: Reprodução

BRASIL - A ativista indígena Txai Suruí, de Rondônia, foi anunciada como integrante do Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio foi feito pelo secretário-geral António Guterres na terça-feira (12).

O grupo é formado por 14 jovens de diferentes países e tem como objetivo aconselhar a liderança da ONU sobre ações e soluções relacionadas à crise climática.

🔍Txai Suruí ficou conhecida internacionalmente após discursar na abertura da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada no Reino Unido em 2021.

Quem é Txai Suruí?

Walelasoetxeige Suruí, conhecida como Txai Suruí, tem 28 anos e nasceu entre os Povos Suruí, em Rondônia. É filha do cacique Almir Suruí, liderança indígena reconhecida por sua atuação contra o desmatamento na Amazônia, e da indigenista Ivaneide Bandeira, fundadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.

A Kanindé atua há mais de 30 anos na proteção de territórios indígenas, segurança alimentar de comunidades e fortalecimento de organizações de base. Atualmente, a entidade é coordenada por Txai.

Formada em Direito, ela foi a primeira mulher de seu povo a concluir o curso e utiliza os conhecimentos jurídicos em defesa das causas indígenas. Há cerca de três anos, fundou o Movimento da Juventude Indígena de Rondônia.

Ao anunciar o novo Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudança Climática da ONU, Guterres afirmou que “a defesa destemida dos jovens tem sido fundamental na luta contra a crise climática”.


Fale conosco