Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 13 de julho de 2025
PORTO VELHO - RO - Depois de incontáveis arrombamentos em escolas públicas estaduais com perda de todo aparato escolar levado por ladrões, todos denunciados pelo Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, 103,1, finalmente a Secretaria de Estado da Educação-SEDUC, acordou, e decidiu abrir licitação, através de pregão eletrônico, para a contratação de 238 vigilantes para colégios de todo o Estado.
O pregão será realizado no dia 07 de julho e serão habilitadas empresas especializadas na prestação de Serviço de Vigilância Patrimonial Ostensiva, armada e desarmada, com cessão de mão de obra, equipamentos e insumos necessários, com vistas a atender todas as Unidades Educacionais do Estado, no por um período de (06) seis meses.
MÉTODO FURADO DE VIGILÂNCIA ELETRÔNICA
O método eletrônico de vigilância implantado no Governo Confúcio Moura e seguido pela gestão de Marcos Rocha, não deu certo e causou enormes prejuízos às escolas, com roubos sucessivos e paralização de algumas delas por falta de equipamentos que os meliantes levaram.
ESCOLAS ARROMBADAS 13 E 08 VEZES:
O último caso de perda e depredação do patrimônio público, ocorreu na Escola Maria Aparecida Rodrigues, na terça-feira, 18, situada no bairro Igarapé, no qual os criminosos depredaram a escola completamente e levaram desde a fiação de energia, vidros, centrais de ar, bomba d'água, computadores, impressoras, material, freezer's, dentre outros equipamentos de menor porte.
Todos esses casos foram denunciados no Programa A Voz do Povo, na Rádio Caiari, 103,1, que vai ao ar de segunda à sexta feira ao meio dia.
Somente na Escola Aparecida Rodrigues, situada na zona norte da capital, os marginais entraram pela oitava vez, todas com comunicação feita de forma iminente à SEDUC, sem nenhuma atitude, caracterizando o descaso com o bem da sociedade.
NEGLIGÊNCIA ANTIGA:
Só para se ter uma idéia do tempo de negligência da SEDUC coma as escolas sob seu comando, em 2.013, o colégio Jânio Quadros, situado no bairro Mariana, em 08 dias, foi arrombado duas vezes e as aulas tiveram que ser suspensas, pois os criminosos levaram a merenda escolar dos alunos, danificaram outros equipamentos do colégio e o Estado gastou com a reposição.
O CASO MAIS GRAVE:
O pior dos casos ocorreu na gestão passada, ou seja, no dia 07 de novembro de 2.018, meliantes levaram da Escola Maria Carmosina, situada na zona leste, quinze centrais de ar, todas na caixa.
Entrevistada sobre o caso, a diretoria disse que aquela era da 13ª vez que o estabelecimento era arrombado, só em 2.018 e os alunos perdiam todo o aparato escolar e, portanto, a escola estava fechada, embora estivesse coberta com a tal segurança eletrônica.
Até hoje, não se tem notícias, se o Estado responsabilizou a empresa da monitoramento.
JANEIRO DE 2.021
Em janeiro deste ano a Escola Municipal Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na zona sul da capital, também foi arrombada e inúmeros prejuízos foram causados, dentre outras situações levantadas pela reportagem do Rondonoticias.
MP DENUNCIANDO OU NÃO:
Resta saber, se apurada a negligência do Estado, o Ministério Público vai pedir na justiça a responsabilização de quem não tomou atitude antecipada para resolver a questão e deixou se esvair pelo ralo o minguado recurso do contribuinte, seja na reforma, depois da depredação, ou na aquisição dos equipamentos que os meliantes furtaram repetidamente.
.