Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Quase 400 participantes e a oportunidade de formar novas turmas. O curso de Formação de Gestores Escolares (FGE), iniciativa inédita do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), é um sucesso de procura e de inscrições.
Desenvolvida pela Escola Superior de Contas (ESCon), braço pedagógico do Tribunal de Contas, a formação é voltada aos profissionais da educação da rede municipal de ensino.
As aulas já se iniciaram e são realizadas na modalidade a distância (EaD). A formação, inclusive, despertou o interesse de profissionais de outros estados.
Assim como a Pós-graduação “Lato Sensu” MBA em Gestão Escolar, o curso EaD integra o Programa de Formação de Gestores Escolares das Escolas Públicas do Estado de Rondônia, implementado no âmbito do TCE-RO.
Essas qualificações buscam incentivar práticas educativas inovadoras no ambiente escolar. Nesse sentido, temáticas, como equidade racial e educação inclusiva, têm sido debatidas, tanto no MBA quanto no curso EaD.
FORMAÇÃO
Com carga horária total de 150 horas/aula, o curso EaD de Formação de Gestores Escolares é dividido em cinco eixos: Gestão de Pessoas, Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa-Financeira, Gestão Escolar e Diversidade e Inclusão. Cada eixo dura 45 dias.
O conteúdo foi desenhado com base no texto da Base Nacional Comum de Competências (BNCC) do Diretor Escolar, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Ao final do curso, será possível obter a Certificação de Aperfeiçoamento Profissional em Gestão Escolar, mediante realização de avaliação presencial, obrigatória.
MBA
Já o MBA tem formato modular e presencial, com duração de 19 meses. O módulo inaugural foi realizado em fevereiro. Nos dias 20 a 22 deste mês será realizado o segundo módulo, com a temática: “Gestão escolar para equidade: diversidade e inclusão “.
A ideia dessa formação é desenvolver competências e habilidades para a melhoria do desempenho escolar, capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas, assim como aprimorar e atualizar sobre legislação e políticas públicas que embasam a prática dos profissionais de educação, dentre outras.
As ações integram a macrodiretriz do TCE-RO referente à indução para efetividade das políticas públicas, no caso a educação em Rondônia.