Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
RONDÔNIA - Na reta final para a entrega da declaração do Imposto de Renda, várias instituições declaram seu apoio a Campanha do Poder Judiciário para incentivar os contribuintes a destinar um percentual de 3% aos fundos da criança e do adolescente. A equipe de futebol Ji-Paraná, que jogou a primeira partida da final do campeonato rondoniense contra o Vilhenense, no estádio Biancão, no último sábado, demonstrou apoio à causa ao permitir que crianças vestidas com a camiseta da campanha entrassem em campo para lembrar os cerca de 3 mil torcedores que ainda é tempo de declarar o amor pela infância e juventude.
A campanha também foi lembrada com uma faixa com os seguintes dizeres: “O seu imposto de renda tem o poder de transformar”, além do logotipo da campanha. As crianças que entraram em campo são beneficiárias do Centro de Referência da Assistência Social São Francisco e do projeto social “Sonho Meu”, que atende gratuitamente jovens com aulas de música, informática e atividades desportivas. Ambas as instituições recebem apoio dos Fundos da Criança e do Adolescente e de parceiros como a Fundação Credisis - JiCred.
O vice-presidente do clube, José Carlos Vítor, explicou que o apoio à causa é genuíno. “Os jogadores concordaram e encontramos guarida na torcida. Todos concordamos que ajudar crianças e adolescentes é uma forma de desenvolvermos nosso país”, pontuou.
A idealizadora do projeto e titular do I Juizado da Criança e do Adolescente de Ji-Paraná, Ana Valéria Ziparro, considerou a ação muito bonita. “A campanha tomou proporções imensas após o apoio do clube e o ato é muito especial, pois o projeto nasceu em Ji-Paraná”, disse a magistrada. “Foi muito emocionante, tanto para nós que estamos envolvidos com a difusão quanto para os torcedores que acolheram a campanha”, acrescentou.
Durante o feriado, a juíza também concedeu entrevistas em vários canais de TV da capital, também visitou instituições reforçando o pedido, principalmente entres servidores públicos para lembrar das crianças na hora da declaração. Entre as instituições visitadas estão TCE e Defensoria Pública.
Conselhos
Outra ação de sucesso foram as reuniões realizadas com os conselhos
municipais, onde estiveram presentes o CMDCA (Conselho Municipal dos
Direitos da Criança e do Adolescente), os 1° e 2° Conselhos Tutelares de
Ji-Paraná, o CAIF (Centro de Apoio Integral à Família),
o CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-paraná), o IAAFS
(Instituição de Acolhimento Adélia Francisca Santana), a Fundação
JICRED, o Projeto Social Orquestra em Ação, Câmara dos Vereadores de
Ji-Paraná.
“É importante a consolidação da parceria nos municípios e, para isso, frisamos a atuação dos conselhos municipais frente à apresentação e divulgação para a população/contribuintes, da porcentagem do Imposto de Renda devido que pode ser destinado para o Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente, nesse período de declaração do Imposto de Renda”, reforçou Ana Valéria. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Presidente do CMDCA (Ji-Paraná), Angelita Farias Barboza, recebeu a equipe Declare Seu Amor e se disponibilizou para efetivar cada vez mais o trabalho de conscientização sobre as doações ao fundo, e, também, para contribuir com divulgação via e-mail e distribuição dos materiais da campanha para todos os componentes das instituições ali presentes.
O Presidente da Câmara dos Vereadores, Affonso Cândido, recebeu material de divulgação da campanha e reforçou apoio total à causa da infância e adolescência, bem como ao #declareseuamor.
Pit Stops
Os alunos do Ifro e crianças da Fundação JiCred também contribuíram com a mobilização fazendo pit stop em cruzamentos da cidade de Ji-Paraná. Cartazes confeccionados pelos próprios alunos, material gráfico produzido pelo Tribunal de Justiça, além do gestual dos estudantes, que reproduziam corações com o próprio corpo, foram elemento utilizados para sensibilizar a população.
Como declarar
Para doar, o contribuinte precisa optar pelo modelo completo da declaração. A doação tem limite de 3% do imposto.
Após preencher a relação da Receita Federal e efetuar pelas deduções obrigatórias, o contribuinte pode clicar na opção “Doações diretamente na declaração – ECA”. Após, escolha o fundo para o qual deseja destinar os recursos.
O sistema vai gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) no valor correspondente ao percentual do IR que está sendo doado, que deve ser pago na data indicada.
O valor desembolsado pelo contribuinte será ressarcido no ato do pagamento da restituição com correção do valor pela taxa Selic. Dessa forma, o gasto feito pelo contribuinte na época da entrega da declaração será integralmente devolvido pela Receita Federal e com a correção dos valores.
A campanha Declare seu Amor é da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ).