• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Prefeitura lança Projeto da Cultura da Mandioca

Projeto visa duplicar a produção de mandiocas para fins industriais e consumo in natura


Comdecom

Publicada em: 09/07/2019 11:47:00 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município, Luis Cláudio Pereira, vereadores, produtores rurais e líderes classistas estarão, nesta próxima sexta-feira (12/7), às 10h, no Reassentamento São Domingos, no ramal de mesmo nome, para o lançamento do ‘Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca’.

A iniciativa é um plano do prefeito Hildon Chaves e do secretário Luis Cláudio para melhorar a cadeia produtiva e agroindustrial da mandioca em Porto Velho. A solenidade de lançamento do projeto acontecerá na sede da Associação dos Produtores de São Domingos.

Luis Cláudio informou que um dos principais propósitos do Programa é aumentar a produtividade, que hoje é de aproximadamente 10 toneladas por hectare. “Nós pretendemos elevar a produção para alguma coisa entre 25 e 30 toneladas por hectare, com correção do solo, escolha adequada da variedade e assistência técnica. Por isso, teremos uma parceria fundamental com a Emater e a Embrapa”, diz ele, acrescentando que o aumento da produção garante abastecimento das agroindústrias de farinha (farinheiras) em funcionamento e melhora a qualidade da ‘macaxeira’, nome típico da mandioca comercializada para consumo.

Segundo o assessor técnico da Semagric e coordenador do projeto, engenheiro agrônomo Luis Carlos Menezes, a programação começa as 9h, com apresentação resumida do que é o programa, pronunciamento das autoridades e, em seguida, visita a uma área adquirida em sistema de associativismo de 22 produtores rurais e destinada para o plantio da mandioca.

A Prefeitura de Porto Velho, através da Semagric, vai apoiar os produtores com disponibilização de equipamentos para mecanização da área, transporte da produção e correção do solo, além de somar forças com a Embrapa e com a Emater, na questão da assistência técnica, principalmente na seleção de variedades precoces e de maior produtividade.


Fale conosco