Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
VILHENA, RO - O idoso Gilberto José da Silva, de 70 anos, que em 2021 matou com um tiro no peito Everaldo dos Santos, que tinha 62 anos, foi julgado nesta segunda-feira, 12, e condenado a cinco anos de reclusão pelo crime de homicídio e a 1 ano pelo crime de posse de arma de fogo e munições.
Conforme consta nos autos, o fato aconteceu no final da manhã do dia 20 de fevereiro de 2021, na rua 8518 do bairro Assossete, em Vilhena. Ainda segundo os autos, os dois se desentenderam após a vítima, Everaldo, afirmar que manteria relação sexual com a esposa de Gilberto.
Informações apuradas na época dos fatos dão conta de que a vítima teria, inclusive, desafiado Gilberto a atirar, e foi o que aconteceu: um único tiro de garrucha no peito de Everaldo o levou a óbito. O autor do disparo foi preso em casa, ao lado da esposa, onde os policiais encontraram, além da arma usada no crime, um revólver calibre 22 e diversas munições.
A defesa de Gilberto, que foi acusado de homicídio e posse de arma de fogo e munições, conseguiu que ele respondesse ao processo em liberdade. Julgado hoje, Gilberto, viu os jurados afastarem a tese de defesa que pedia a absolvição por clemência, condenando-o por homicídio, mas reconheceram a tese de homicídio privilegiado, que é causa de diminuição de pena. Os jurados o condenaram também pelo crime de posse de arma de fogo e munições.
Com a decisão do Tribunal do Júri, a Juíza dosou a pena em cinco anos para o crime de homicídio e em 1 anos para o crime de posse de armas de fogo e munições. O regime inicial foi o semiaberto. A juíza concedeu ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade, argumentando que Gilberto respondeu em liberdade a todo o processo, sem causar óbice ao andamento da ação.