Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025
CUJUBIM, RO - A BR-364 permanece totalmente interditada na altura do km 563, próximo ao trevo de acesso a Cujubim, interior de Rondônia. A paralisação, iniciada na manhã desta sexta-feira (4), segue sem previsão de liberação, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a corporação, estão sendo avaliadas alternativas para permitir a liberação intercalada do tráfego, ao menos em horários determinados. No entanto, até o momento, os motoristas seguem impedidos de cruzar a área, e a recomendação é evitar a região.
Esta é a quarta vez que o mesmo trecho da rodovia é bloqueado por manifestantes, todos ligados à Associação dos Produtores Rurais Independentes da Amazônia. O grupo apresenta uma série de reivindicações direcionadas ao governo estadual e federal.
Entre os principais pedidos estão a revogação do decreto que criou a Estação Ecológica Soldado da Borracha, a regulamentação do zoneamento socioeconômico e ambiental na região do setor Manóa — que engloba as glebas Jacundá e Rio Preto —, o encaminhamento do relatório final da CPI das Reservas ao Ministério Público e a liberação de Guias de Trânsito Animal (GTA).
O movimento vem se intensificando nos últimos dias e reflete o crescente embate entre produtores rurais e o Estado, especialmente quanto à regularização fundiária e ao uso de áreas consideradas de preservação ambiental.