Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de novembro de 2025

CHUPINGUAIA, RO - O testemunho de amor e cidadania marcou a última sexta-feira (21) para 12 casais de Chupinguaia, município localizado no sul do estado de Rondônia, a cerca de 650 quilômetros de Porto Velho. Esse foi o 14º Casamento Comunitário realizado este ano pela Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Os noivos e suas famílias já começam a noite eternizando lembranças em registros fotográficos. Na sequência, houve a entrada ao som tradicional da marcha nupcial. Durante a cerimônia, houve o momento dos votos e da troca de alianças, simbolizando o compromisso e o afeto compartilhado. Todo o processo de assinatura do livro de casamento foi cuidadosamente acompanhado por Letícia Macedo, tabeliã interina do Oficio de Registro Civis das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Chupinguaia.
A noite foi concluída com a entrega das certidões de casamento. Nesse momento, destacou-se a emoção do juiz Eliezer Nunes Barros, que entregou pessoalmente a certidão ao próprio irmão Lucivaldo Nunes de Barros e à cunhada e Miriam Pereira Brito. “Meu irmão já convivia em união estável e agora dão mais esse passo na comunhão”, disse.
Já a fala do juiz Paulo Juliano Roso Teixeira foi num tom de conselho aos casais. “Firmem seus compromissos em amor, fazendo pontes e não muros”, compartilhou.

Durante a noite, também foi explicado que o casamento comunitário proporciona a garantia dos direitos civis da família e sucessões e tem como objetivo a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, a relação da família.
Tudo começa nos primeiros atendimentos da Justiça Rápida Itinerante, com as triagens e audiências, possibilitando a realização da cerimônia. Trata-se de uma iniciativa que regulariza relações e convida cada cidadão e cidadã a se tornar protagonista de sua própria história de amor.
