• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 26 de novembro de 2025

Projeto ambiental premiado com Innovare tem capacitação em Rolim de Moura

Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas reúne forças para ampliar sua atuação...


TJRO

Publicada em: 25/11/2025 17:50:23 - Atualizado

A foto mostra os participantes do curso posando para foto numa área externa.
Foto: Reprodução

Mais uma etapa exitosa evidencia o potencial transformador do projeto Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas, reconhecido nacionalmente pelos prêmios Innovare/2024, o oscar do Judiciário Brasileiro e Juízo Verde/2023. Trata-se do VI Encontro de Técnicos, Secretários e Viveiristas, que reuniu em Rolim de Moura, durante dois dias, na semana passada, representantes de vários municípios para capacitar os participantes nas diversas atividades do projeto.

A foto mostra a liderança  indígena ao microfone e ao lado o juiz Maximiliano Deitos.
Foto: Divulgação

O evento, que já faz parte do calendário de ações ligadas ao meio ambiente em Rondônia, debateu normas, novas tecnologias e estratégias para a produção de mudas em Rondônia e distribuição de mudas de essências nativas de maneira gratuita à população de todo Estado. Atualmente 38 municípios fazem parte do projeto, que tem como um dos idealizadores, o juiz de Direito Maximiliano Deitos, de Ji-Paraná, e que tem forte atuação em defesa do meio ambiente.

Ainda no primeiro dia, os participantes receberam instruções detalhadas sobre o uso, as permutas e os procedimentos de prestação de contas da madeira destinada aos municípios pelo Poder Judiciário, através de fluxos que garantem transparência, organização e rastreabilidade das madeiras apreendidas que são transformadas em insumos para viveiros, escolas, creches e estruturas públicas.

Representantes dos órgãos parceiros (Sedam, PRF, PF, Batalhão de Polícia Ambiental, IBAMA, JIRAU, IDARON, Consórcio BR-364, Força Nacional, Projeto Renascer das Águas, Pacto das Águas, associações indígenas, juizados criminais, Idaron, Ministério Público, Superintendência Indígena e prefeituras municipais) participaram do evento, que demonstrou mais uma vez a capacidade de aglutinar forças em prol da preservação ambiental.

Como parte das ações, o evento entregou 45 litros de mel oriundo do projeto “Polinizando a Amazônia” em parceria com a ACA/SENAR ao Centro Espírita, CER e Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de Rolim de Moura.

Impacto

A colagem de fotos mostra vários momentos da prática no viveiro.

O papel estratégico do Judiciário na destinação responsável de madeiras apreendidas e de recursos ambientais, transformando sanções em investimentos diretos para os municípios, foi um dos pontos destacados pelo juiz Maximiliano Deitos, que reforçou que o projeto já é referência nacional por sua capacidade de fomentar viveiros municipais, apoiar a revitalização de áreas degradadas e estimular políticas ambientais duradouras. A atual emergência climática em que o mundo vive, o aumento da temperatura global, o crescimento do arco do desmatamento e a savanização da Amazônia foram outros temas abordados por Maximiliano.

Integração

Já o prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, que participou de toda a programação, agradeceu ao conselho gestor do projeto por ter incluído o município no roteiro de grandes eventos estaduais, com reflexos em todo o comércio local. “Temos muito orgulho do nosso viveiro, um dos melhores do Estado, temos uma excelente equipe técnica e integração de secretários nas questões do meio ambiente”, disse.
A representante do Ministério do Meio Ambiente, Nazaré Soares, coordenadora-Geral da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento também se manifestou, reforçando a participação do MMA como relevante para as políticas integradas entre União, Estados e Municípios no combate ao desmatamento, na promoção da restauração ecológica e no fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis.

Na prática

A colegem de fotos mostra vários momentos da capacitação na parte interna, auditório.

A programação seguiu com o compartilhamento de boas práticas desenvolvidas pela técnica Ana Paula Maibuk Braga, integrante da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pimenta Bueno Espigão do Oeste; visitas e aulas práticas orientadas pela Míriam Cristina Weirich Vergara, diretora-geral de planejamento e urbanismo de Rolim de Moura; apresentação do projeto “Polinizando Amazônia”, ministrada pelo presidente da Associação Cacoelense Apicultores - ACA, Valcimar Nunes, em parceria com o Senar e Tribunal de Justiça/RO, palestras dos professores Cleverson Carvalho, doutor em Produção Vegetal e docente da Universidade Federal de Rondônia (Campus de Rolim de Moura) e Roberto Simplicio Guimarães, Mestre em Ciências Nucleares pela USP (IPEN/CNEN) IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, chefe do Departamento de Extensão, Campus Vilhena, IFRO, e apresentação do Consórcio Nova364, responsável pela concessão da BR-364.

Ao final, foram entregues réplicas do troféu do Prêmio Innovare à PRF e ao Cimcero e a entrega de certificado aos melhores viveiros do estado: Corumbiara (Região Cone Sul), Cacoal (Região do Café), Rolim de Moura (Região Zona da Mata), Nova União (Região Central) e Governador Jorge Teixeira (Região Vale do Jamari).

Magistrados

Além de técnicos e secretários de todo Estado, o VI Encontro contou com a participação dos magistrados Anne Bruinje (Vara Criminal da Comarca de Rolim de Moura), Jeferson Tessila (Juiz diretor do Fórum de Rolim de Moura), Artur Augusto Leite Júnior (Juiz da Comarca de Rolim de Moura), além de Maximiliano Deitos.

Contou ainda com por vídeo do desembargador Miguel Monico, também destaque nacional por decisões exemplares em favor do meio ambiente.

Representando as forças policiais, estiveram o comandante da Força Nacional em Rondônia, Major Marcus Levy; o Inspetor chefe da PRF de Ji-Paraná, Jussiglê Bispo Rodrigues; Silvano Saracine, representando o Batalhão de Polícia Ambiental e ainda Jesse Oliveira, auditor Estadual da Agência Idaron.

Saiba mais sobre o projeto


Fale conosco