Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
O documento que registra as atividades de todos os núcleos e divisões da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) no primeiro semestre do biênio de 2024-2025, constata a produtividade e eficiência do setor coordenado pelo desembargador Gilberto Barbosa, atual corregedor do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Cópias do documento são distribuídas para os desembargadores da instituição, com o intuito de publicizar a transparência das atividades.
A produtividade do setor é destaque nas mais de 120 matérias e publicações no portal institucional do TJRO e nas redes sociais do Judiciário, o que também aproxima a relação da Corregedoria com os públicos internos e externos.
Serviços que buscam facilitar o acesso à Justiça a toda a comunidade rondoniense e a celeridade de processos judiciais são pilares dos projetos desenvolvidos e realizados pela CGJ.
Destaques
A Coordenadoria dos Fóruns Digitais concluiu oito projetos, entre eles a inauguração do Fórum Digital de Alto Paraíso e a regularização de cedência para os servidores dos sete postos avançados. Ao total, os seis fóruns realizaram 5.971 atendimentos.
Fotografia diurna. Presidente do Tribunal discursa em frente ao Fórum Digital de Alto Paraíso. Pessoas sentadas em cadeiras assistem.
A Coordenadoria dos Fóruns Digitais concluiu oito projetos, entre eles a inauguração do Fórum Digital de Alto Paraíso e a regularização de cedência para os servidores dos sete postos avançados. Ao total, os seis fóruns realizaram 5.971 atendimentos.
A Coordenadoria do Serviço Psicossocial do 1º Grau concluiu dezenas de projetos, entre eles a preparação para a entrega do Módulo Nups e atuação para o lançamento da Campanha Família Acolhedora. As ações da coordenadoria alcançaram 8.135 pesoas.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), também teve destaque no relatório. Foram realizadas, entre janeiro e junho de 2024, 21.661 audiências, por meio de projetos como a Justiça Rápida Itinerante, Pop Rua Jud, a Justiça Rápida Digital, o Registre-se , a Teia Judiciária, a Integração Nacional e Mutirões com grandes litigantes.
Foto colorida e diurna. Colagem de fotos mostra seis momentos de atendimento ao público nos projetos Pop Rua Jud, Justiça Rápida Itinerante e Registre-se.
Teve visibilidade também a Coordenadoria da Central de Mandados, que contou com 2.626 atendimentos realizados via Google Meet, Whatsapp, e-mail e ligações, resultado que transparece a eficiência e adaptação do setor com os novos meios comunicacionais. No período, foram 132.769 mandados distribuídos, quantidade significativa para o semestre.
Os Núcleos de Justiça 4.0 tiveram como principais focos unidades 100% digitais especializadas em única matéria. Divididos em cinco núcleos: Execução Fiscal, Energia, Execução de Título Extrajudicial, Companhias Aéreas e Saúde Pública. Os núcleos totalizam 38.709 atos em 2024.
Premiada com o título do CNJ de Qualidade: Evolução do Eixo Produtividade Julho/2023 a junho/2024, a Divisão de Correição Permanente realizou 1.198 atendimentos no primeiro semestre e teve como principais focos a Autocorreição; Correição Virtual Permanente; Monitoramento, Visitas Institucionais; Correição presencial com interlocução entre TJRO e Ministério Público de Rondônia (MPRO), Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO).
A Contadoria Judicial (CJUD) também presente no relatório, entre janeiro e junho obteve bons resultados, sendo alguns deles a redução do tempo médio do processo na contadoria judicial, a padronização dos cálculos judiciais e a elaboração de nova calculadora judicial.