• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 20 de outubro de 2024

TJ de Rondônia recebe Selo Linguagem Simples, do CNJ

Justiça de Rondônia foi uma das 48 instituições agraciadas com selo...


TJRO

Publicada em: 17/10/2024 18:03:50 - Atualizado

Foto: Assessoria/TJRO

RONDÔNIA: O Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu, durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, 17/10, no Supremo Tribunal Federal o Selo Linguagem Simples, reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos esforços dos órgãos do Poder Judiciário para implementar uma linguagem mais compreensível em seus documentos e sua comunicação com a sociedade. O selo foi recebido pelo desembargador Alexandre Miguel, diretor da Escola da Magistratura de Rondônia.

Coleagem de duas fotos mostra juíza VAldirene desembargador Alexandre com certificado e outra dos ganhadores na cerimônia

O TJRO foi um dos 23 tribunais estaduais agraciados com o Selo, que surgiu como resultado do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, no qual os tribunais assumiram o compromisso de melhorar a comunicação com os cidadãos, inclusive ampliando as formas de acessibilidade. O desembargador Alexandre Miguel recebeu o certificado das mãos da presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza Assis Moura.

Ainda representando o TJRO, a juíza auxiliar da presidência Valdirene Clementele e o juiz Jorge Luiz Gurgel do Amaral. A cerimônia teve a participação do presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Nesta primeira edição, 48 tribunais receberam o selo. Além dos tribunais estaduais, dez Tribunais Regionais do Trabalho, nove Tribunais Regionais Eleitorais, dois Tribunais de Justiça Militar e dois Tribunais Regionais Federais, além do Conselho da Justiça Federal (CJF).

As práticas foram analisadas em cinco eixos: simplificação da linguagem nos documentos; brevidade nas comunicações; educação, conscientização e capacitação; tecnologia da informação; e articulação interinstitucional e social.


Fale conosco