• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 13 de setembro de 2025

Casal dos EUA vendeu tudo para se mudar para Itália, mas nada saiu como esperado

Em 2001, eles criaram um laço próximo com a estudante e a visitaram três vezes na Itália.


CNN

Publicada em: 05/10/2024 10:55:19 - Atualizado


MUNDO: O sonho começou há mais de 20 anos para o casal Regina e John Zdravich, dos Estados Unidos, após uma amizade com uma estudante de intercâmbio italiana. Eles hospedaram a jovem, que os fez pensar sobre o futuro dos dois.

Em 2001, eles criaram um laço próximo com a estudante e a visitaram três vezes na Itália. Essas viagens fizeram com que ambos se apaixonassem pelo país e começassem a imaginar como seria viver lá.

“Depois, recebemos outro estudante de intercâmbio da Alemanha”, conta John ao CNN Travel. “E começamos a pensar: ‘Talvez devêssemos fazer isso, já que continuávamos voltando à Europa para visitá-los’.”

O casal de Northwest Indiana não tinha como saber, na época, que a decisão de mudar dos EUA para a Itália os levaria a uma odisseia intercontinental cheia de frustrações, sem-teto, e finalmente, felicidade em um destino inesperado.

Em busca de uma vida simples

Conforme a possibilidade de aposentadoria se aproximava, o casal, casado desde 1988, começou a levar a ideia mais a sério.

Vivemos nos EUA a vida toda e queríamos tentar algo diferente”, diz Regina, que ao longo dos anos teve vários empregos, mas trabalhava como contadora antes de se aposentar.

Eles também queriam simplificar a vida. “Nossa casa era grande demais para nós”, diz Regina. “Sabíamos que teríamos que nos mudar, e então pensamos: ‘Vamos para o exterior’”.

Os Zdravich, que se aposentaram aos 62 anos, já conheciam bem a Itália após tantas visitas. Por isso, quiseram se mudar para lá.

Após pesquisar um pouco, venderam a casa de três quartos em Northwest Indiana, em 2017, e começaram a se preparar para a mudança.

O casal embalou seus pertences em um contêiner e enviou para a Itália, enquanto “se livravam de tudo que possuíam”.

“Começamos a vender coisas online, o máximo que podíamos”, conta Regina. “Doamos muito para a caridade. Demorou um bom tempo para nos desfazermos de tudo.”

Segundo John, eles fizeram um bom negócio com a venda da casa e estavam financeiramente confortáveis para a mudança.

Os Zdravich deixaram os EUA rumo à Itália em janeiro de 2018, levando um gato. Mas as coisas não saíram como o planejado.

Eles se mudaram para um apartamento em Salerno, perto de Nápoles, e começaram o processo de solicitação de visto de residência eletiva — uma autorização de longa permanência para aposentados não pertencentes à União Europeia, para quem tem uma certa renda passiva e deseja morar na Itália.

“Nós precisávamos de um código fiscal nacional [semelhante ao CPF] e de um contrato de aluguel para provar que tínhamos onde morar”, explica Regina.

Após três meses, o casal retornou aos EUA para concluir o processo através do Consulado Italiano, em Detroit, na esperança de retornar permanentemente assim que os documentos estivessem em ordem



Fale conosco