Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 26 de abril de 2025
MUNDO: O presidente dos EUA, Donald Trump, agradou investidores globais com a possibilidade de redução nas tarifas sobre importações chinesas. Porém, sua aparente disposição em reduzir a escalada da guerra comercial americana com a segunda maior economia do mundo foi descartada por autoridades governamentais na China e ridicularizada online como “covardia”.
Na terça-feira (22), Trump disse a repórteres no Salão Oval que as astronômicas tarifas sobre produtos chineses irão “diminuir substancialmente”. Ele até prometeu evitar táticas agressivas, jurando ser “muito gentil” na mesa de negociações e se comprometeu a não mencionar as origens da pandemia de Covid-19.
Mas Pequim permaneceu impassível diante das propostas. Em vez disso, exigiu que Trump remova todas as tarifas sobre a China. “Como diz o ditado, “Quem amarrou o sino deve desamarrá-lo””, disse He Yadong, porta-voz do Ministério do Comércio da China, a repórteres na quinta-feira.
“Os aumentos unilaterais de tarifas foram iniciados pelos EUA. Se os EUA realmente querem resolver a questão, devem ouvir as vozes racionais da comunidade internacional e de suas próprias partes interessadas domésticas, remover completamente todas as medidas tarifárias unilaterais contra a China e encontrar uma maneira de resolver as diferenças através do diálogo igualitário”, acrescentou.
Autoridades chinesas também negaram que os dois lados estejam conversando. Trump disse a repórteres na quarta-feira que havia conversas diretas entre autoridades americanas e chinesas “todos os dias” sobre comércio, embora não tenha oferecido detalhes.