Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 2 de maio de 2025
MUNDO: A tensão entre Índia e Paquistão chegou a níveis críticos, com o governo paquistanês afirmando que uma ofensiva do país vizinho é iminente.
Isso começou com um ataque na região disputada do Himalaia de Jammu e Caxemira que matou 26 pessoas no dia 22 de abril.
Entenda abaixo os principais pontos de conflito entre Índia e Paquistão.
No dia 22 de abril, homens armados abriram fogo contra turistas em um popular destino de viagem na região montanhosa de Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia.
Pelo menos 25 cidadãos indianos e um nepalês foram mortos. A ofensiva ocorreu em um prado no Vale Baisaran – que só é acessível a pé ou a cavalo.
Testemunhas descreveram cenas de horror, afirmando que os terroristas abriram fogo a curta distância. Outros sobreviventes que falaram com a imprensa disseram que os atiradores acusaram as famílias de apoiarem o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, antes de atirar.
O grupo Resistência da Caxemira, também conhecido como The Resistance Front (A Frente de Resistência, em tradução livre), reivindicou a responsabilidade pelo ataque, expressando descontentamento com “forasteiros” que se estabeleceram na região e causaram uma “mudança demográfica”.