Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 8 de maio de 2025
MUNDO: Os cardeais reunidos em Congregação Geral divulgaram, nesta terça-feira, 6, uma nota em que pedem por um cessar-fogo nas guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.
O texto foi publicado a um dia do começo do conclave, o rito de escolha do novo papa, que sucederá Francisco.
Os religiosos disseram ter constatado que não houve progresso na promoção da paz nesses países e localidades em guerra, e que os ataques se intensificaram, especialmente contra a população civil.
"Fazemos um apelo sincero a todas as partes envolvidas para que cheguem a um cessar-fogo permanente o mais rápido possível e negociem, sem pré-condições e sem mais atrasos, a paz há muito desejada pelas populações envolvidas e pelo mundo inteiro. Convidamos todos os fiéis a intensificar suas orações ao Senhor por uma paz justa e duradoura", diz o texto divulgado pela Santa Sé.
Os 133 cardeais aptos a votar no conclave por terem menos de 80 anos estão reunidos no Vaticano e se encontram na chamada Congregação Geral. A partir desta quarta-feira, 7, com o início do conclave, eles serão isolados na Casa Santa Marta, de onde serão levados diariamente para a Capela Sistina, onde ocorrem as votações de escolha do novo papa.