Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 10 de maio de 2025
MUNDO: No conclave mais internacional da história da Igreja Católica, 133 cardeais de 71 países diferentes se reuniram para eleger o primeiro estadunidense como o próximo sumo pontífice. Aos 69 anos, Robert Francis Prevost acenou ao público pela primeira vez como papa Leão XIV na última quinta-feira, 8.
Nos bastidores, Prevost contou com um lobby formado pelos cardeais de língua inglesa, que teve início em um encontro que passou dos britânicos ao sul-africano Stephen Brislin, com apoio de representantes de Tonga, Paquistão e Índia, segundo a agência de notícias Ansa.
Diferentemente de conclaves anteriores, as tradicionais saudações em italiano deram lugar ao 'good morning' em inglês pelos corredores do Vaticano.
A eleição papal também teve como figura central o cardeal de Nova Iorque Timothy Dolan, tido como 'representante de Donald Trump' no colégio cardinalício. Dolan foi o responsável por articular facções divergentes dentro da Igreja Católica norte-americana.
O cardeal, que já foi apontado como decisivo na eleição de Jorge Bergoglio no conclave de 2013 -- embora tenha se desiludido com o papa Francisco -- alinhou cardeais 'anti-Trump', como Robert McElroy e Wilton Gregory, a conservadores, como Daniel DiNardo. Daí, juntaram-se outros cardeais de língua inglesa.
O apoio do bloco, então, convergeu em direção a Prevost, considerado o 'candidato perfeito': norte-americano com experiência missionária no Peru, sólido na doutrina, conhecedor da Cúria por sua atuação como prefeito do Dicastério para os Bispos e poliglota fluente em italiano, inglês e espanhol.
Por outro lado, o italiano Pietro Parolin, considerado um dos papáveis favoritos, perdeu espaço por conta de um controverso acordo com a China para nomeação de bispos, assim como pelo 'racha' no grupo 'bergogliano'. Outro cardeal que terminou longe do pontificado foi o também italiano Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, considerado jovem demais, com 60 anos, e 'excessivamente político'.
Por fim, o nome de Prevost ganhou ainda mais força com a chegada do apoio de cardeais asiáticos e africanos, inicialmente divididos, mas que acabaram por se alinhar com a visão ocidental.
Como foi a apresentação do papa Leão XIV
No início da tarde desta quinta-feira, 8, foi anunciado pelo Vaticano que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é o 267º pontífice. Ele é o primeiro americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O nome escolhido por ele é Leão XIV.
A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo, por volta das 14h10, diretamente da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti.