Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 10 de maio de 2025
MUNDO: Após ser eleito, o papa Leão XIV visitou, na noite de quinta-feira, 8, o Palácio do Santo Ofício, em Roma (Itália), onde morou nos últimos dois meses. O pontífice abençoou os fiéis e tirou selfies.
Ao chegar ao local, Leão XIV foi recebido com um salva de palmas e saudou cada um dos presentes com um aperto de mão. "Muitas felicidades! Obrigado!", disse. O religioso também conversou em espanhol com algumas pessoas do México e da Venezuela.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o pontífice abençoando os fiéis. Entre os presentes, está a irmã Nathalie Becquart, subsecretária da Secretaria-Geral do Sínodo.
Leão XIV também distribuiu o seu primeiro autógrafo para uma criança. Uma menina chamada Michela, segundo o Vatican News, se aproximou dele e pediu que abençoasse e autografasse sua Bíblia.
Ao realizar o duplo pedido, o papa brincou: "Ainda preciso testar a assinatura, já que a antiga não serve mais". Além disso, ele pediu que a menina soletrasse o nome e colocou a data ao lado. "Que dia é hoje? 8 de maio?", questionou, em tom de brincadeira novamente, arrancando risadas dos presentes.
Próximos compromissos
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito para o cargo no segundo dia de conclave. Ele é o primeiro norte-americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O religioso já tem uma agenda definida para seus primeiros dias no Vaticano.
Após celebrar a primeira missa como líder da Igreja Católica na Capela Sistina, no Vaticano, nesta sexta-feira, o próximo compromisso de Leão XIV será no domingo, 11 de maio. O novo Bispo de Roma recitará a oração Regina Coeli (Rainha do Céu) na Sacada Central da Basília de São Pedro ao meio-dia (7h no horário de Brasília).
O último compromisso oficial anunciado do Santo Padre acontece na segunda-feira, 12, às 10h (5h no horário de Brasília), quando se reunirá na Sala Paulo VI com todos os profissionais de imprensa credenciados e que cobriram os eventos das últimas semanas, desde a morte de Francisco.