• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 27 de outubro de 2025

Ao menos 12 brasileiros foram detidos por Israel em flotilha interceptada pela marinha

Delegação composta de 15 pessoas buscava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza; mais de 500 participantes de diferentes nacionalidades integraram ação


cnn

Publicada em: 02/10/2025 11:08:22 - Atualizado


MUNDO: Ao menos 12 brasileiros, que estavam nas embarcações da Flotilha da Liberdade, interceptadas por Israel, foram detidos na quarta-feira (1º). Os barcos levavam ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, informou a organização.

O ativista brasileiro, Thiago Ávila, e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), estão entre os presos pelo governo israelense.

Na lista dos brasileiros detidos estão:

  • Thiago Ávila
  • Bruno Gilga
  • Lisiane Proença
  • Magno Costa
  • Mariana Conti
  • Nicolas Calabrese
  • Ariadne Telles
  • Mansur Peixoto
  • Gabriele Tolotti
  • Mohamad El Kadri
  • Lucas Gusmão
  • Luizianne Lins

Após o ataque de Israel a um dos veleiros em que o brasileiro João Aguiar estava a bordo, o acesso às câmeras foi perdido. Embora o rastreador indique que o barco tenha alcançado as águas territoriais de Gaza, não houve mais sinais de navegação e, até o momento, não se sabe seu paradeiro.

Segundo a organização, o sinal do brasileiro Miguel de Castro foi perdido e acredita-se que ele também, tenha sido detido, mas não há confirmação. A delegação brasileira é formada por 15 pessoas no total, além de Castro, o brasileiro Hassan Massoud não está entre os detidos.

Mais de 500 participantes de dezenas de países, com o objetivo de entregar alimentos, água e remédios aos civis em Gaza, compõem a flotilha mundial.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou na quarta-feira (1º) que diversos navios foram “parados com segurança” e os passageiros seriam “transferidos para um porto israelense”.

“Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”, escreveu a pasta em uma publicação na rede social X, referindo-se à ativista sueca Greta Thunberg, que pode ser vista sentada no chão cercada por militares em um vídeo que acompanha a postagem na mídia social.

O comboio partiu de Barcelona, ​​Espanha, em 31 de agosto e foi reforçado por outros navios ativistas à medida que se aproximava de Gaza.

Ativistas estrangeiros tentaram entregar ajuda humanitária a Gaza no passado, mas foram interceptados por forças israelenses ou sofreram algum tipo de ataque.

Outro navio de ajuda humanitária com destino a Gaza, transportando Thiago, Greta e outros ativistas da Coalizão Flotilha da Liberdade, foi interceptado por Israel em junho, com os passageiros sendo deportados.



Fale conosco