Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 15 de outubro de 2025
O presidente Donald Trump expressou choque com a decisão "surpreendente" da China de implementar controles abrangentes de exportação de terras raras, acusando o país de "se tornar muito hostil".
Mas, de acordo com Pequim, foi a expansão das restrições impostas por Washington às empresas chinesas que aumentou as tensões e levou o país a reforçar ainda mais seu controle sobre os minerais críticos na produção de uma ampla gama de eletrônicos, automóveis e semicondutores.
Em uma rápida escalada de atrito no fim de semana, Trump disse que restauraria as tarifas sobre a China para níveis de três dígitos devido aos novos controles de Pequim, levando o governo chinês a prometer "medidas correspondentes".
As movimentações entre as duas maiores economias do mundo abalaram os mercados, deixaram as indústrias globais nervosas com os choques de produção e reacenderam os temores de uma repetição da infração tarifária retaliatória de outrora, quando as taxas sobre as importações chinesas e americanas atingiram níveis equivalentes a embargos comerciais.