Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 20 de janeiro de 2025
MUNDO - A medida faz parte do terceiro plano de relaxamento, que foi anunciado pelo governo na semana passada, com entrada em vigor a partir de amanhã, diante da redução dos indicadores da pandemia no território português.
Assim, a partir desta sexta-feira (1º), bares e boates poderão reabrir as portas e, além disso, fica eliminada a exigência de certificado de vacinação contra a Covid-19 para entrar em restaurantes e hospedar-se em hotéis.
Os setores gastronômico e comercial deixarão de ter restrições de horário e poderão funcionar com ocupação completa. Também não haverá limitação de presentes em cerimônias de casamento e batizados.
O certificado digital de vacinação será exigido em viagens aéreas ou marítimas e em visitas a asilos e hospitais, onde passará a ser possível a presença de familiares como acompanhantes de pacientes internados.
A máscara, cujo uso já é opcional nas ruas e nos recreios nas escolas, terá que ser usada apenas no transporte público e em casas de espetáculos e grandes centros comerciais, entre outros lugares de grande circulação de pessoas.
Desde o começo da pandemia, Portugal registrou mais de 1 milhão de casos de infecção pelo novo coronavírus e 17.968 mil mortes por Covid-19.
Hoje, de acordo com o balanço mais recente das autoridades do país, 386 pessoas estão internadas com a doença, sendo que 68 permanecem em UTIs. Além disso, quase 85% da população já completou o ciclo de vacinação contra a Covid-19.