• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 20 de janeiro de 2025

Em desespero, Venezuela elimina seis zeros de sua moeda para conter a hiperinflação

Acompanhando a medida, que entrou em vigor nesta sexta-feira, entra em circulação um nova linha monetária


g1

Publicada em: 01/10/2021 09:44:53 - Atualizado

A cotação oficial do dólar passou de 4,18 milhões de bolívares na quinta-feira (30) para 4,18 nesta sexta-feira (1). Recuperação milagrosa da moeda da Venezuela? Não... O país caribenho, atolado na hiperinflação, removeu seis zeros para facilitar as operações.

"Tudo expresso na moeda nacional se dividirá em um milhão", comunicou o Banco Central da Venezuela (BCV) ao anunciar a terceira reconversão realizada neste país em crise desde 2008. Em treze anos, 14 zeros foram eliminados do bolívar.

Acompanhando a medida, que entrou em vigor nesta sexta-feira, entra em circulação um nova linha monetária (conjunto de notas e moedas), com uma moeda de um bolívar e notas de 5, 10, 20, 50 e 100.

A denominação máxima será equivalente a cerca de US$ 24, de acordo com as taxas do BCV.

A maior nota da velha família, de um milhão, mal representa US$ 0,25 e não compra nem uma bala. Ela permanecerá em circulação com as novas por alguns meses.

A situação reflete "a pouca capacidade que os atores econômicos da Venezuela têm para controlar a hiperinflação", um fenômeno que "empobreceu muito a população", comentou à AFP Luis Arturo Bárcenas, economista da empresa Ecoanalítica.


Fale conosco