• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 22 de dezembro de 2024

​Comissariado da ONU pede cessar - fogo na Síria após sequência de bombardeios

"Estamos profundamente abalados e perturbados pela brutalidade e pelo total desprezo pelas vidas civis", diz o comunicado.


Rondonoticias/noticias ao minuto

Publicada em: 24/02/2018 11:23:26 - Atualizado


MUNDO - Altos funcionários da ONU emitiram um comunicado conjunto nessa sexta-feira (23), pedindo um cessar-fogo imediato na Síria após uma sequência de bombardeios deixar mais de 300 mortos nos últimos dias.

"Estamos profundamente abalados e perturbados pela brutalidade e pelo total desprezo pelas vidas civis que estamos testeminhando no leste de Ghouta e em outras partes da Síria", diz o comunicado.

Assinam o documento o Alto Comissariado para Refugiados Filippo Grandi, o administrador do Programa de Desenvolvimento Achim Steiner e o coordenador de Ajuda de Emergência Mark Lowcock.

"Pedimos imediato cessar-fogo, proteção dos civis e da infraestrutura civil, irrestrito acesso humanitário ao leste de Ghouta, rápida evacuação dos doentes e feridos e passagem segura para os civis que desejam ir embora", dizem.

Desde 2015, quando passaram a receber ajuda da Rússia, as forças leais a Assad têm ganhado território na guerra civil, que já dura sete anos.

O enviado da ONU à Síria, Staffan de Mistura, alertou nesta semana sobre a possibilidade de Ghouta se transformar numa segunda Aleppo, cidade que foi cenário de um confronto excruciante em 2016. Com informações Folhapress.


Fale conosco