• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 23 de janeiro de 2025

Papa Francisco reza pela paz entre Ucrânia e Rússia e diz que 'a guerra é uma loucura'

Francisco pediu que o diálogo prevaleça sobre a força e que as tensões da Rússia com o Ocidente possam ser superadas.


g1

Publicada em: 09/02/2022 14:54:37 - Atualizado

MUNDO: O Papa Francisco orou pela paz na Ucrânia e disse em sua audiência geral semanal nesta quarta-feira (9) que "a guerra é uma loucura".

Francisco pediu que o diálogo sério prevaleça sobre a força e que as tensões da Rússia com o Ocidente possam ser superadas.

"Continuemos a implorar ao Deus da Paz para que as tensões e ameaças de guerra possam ser superadas por meio de um diálogo sério", afirmou o papa.

"E não vamos esquecer. A guerra é uma loucura".

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) diz que a Rússia tem mais de 100 mil soldados posicionados na fronteira da Ucrânia, incluindo 30 mil tropas que fazem exercícios militares em Belarus.

Belarus fica ao norte da Ucrânia e sua fronteira é perto da capital Kiev, o que tem sido considerado pela aliança militar dos países ocidentais como uma provocação da Rússia e uma possível rota de uma nova invasão — em 2014, os russos invadiram e anexaram a região ucraniana da Crimeia.

A Rússia também enviou navios de guerra para o Mar Negro para exercícios navais (toda a costa da Ucrânia está voltada para o Mar Negro, inclusive a Crimeia). Mas nega que vá invadir o vizinho e diz que tem direito de fazer movimentações em seu território.

O que a Rússia quer?

O governo russo exige mudanças nas relações de força e influência na Europa, incluindo a promessa de que a Otan não permita a entrada da Ucrânia na aliança militar dos países ocidentais.

Exige também garantias que a Otan nunca instalará mísseis perto das fronteiras da Rússia e que a aliança ocidental reduzirá suas tropas em países do leste europeu — que os russos alegam ser sua área de influência.

Desde o fim da União Soviética, vários países do leste europeu, que eram repúblicas soviéticas, passaram a fazer parte da Otan e/ou da União Europeia — o que os russos não aceitam.

Mas a Otan e os países ocidentais se negam a aceitar as exigências russas, e inclusive soldados americanos começaram a desembarcar na Romênia, país que é o membro da Otan, faz fronteira com a Ucrânia e tem saída para o Mar Negro


Fale conosco