Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 15 de maio de 2025
PORTO VELHO: A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) amanheceram nesta terça-feira (29), batendo na porta de Secretarias municipais de educação para cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, de sequestro de bens e de bloqueio de valores no Acre, nos estados do Amazonas, em Rondônia e em Pernambuco.
Realizada em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), a ação visa desarticular esquema que, por meio de conluio e prática de preços abusivos, gerava enormes prejuízos à prefeitura da capital rondoniense nos contratos do transporte escolar fluvial.
As licitantes fazem parte de um mesmo grupo empresarial e participavam da licitação para a execução dos serviços de transporte escolar fluvial. Elas simulavam a concorrência perante a administração pública para a escolha da proposta mais vantajosa. A disputa era forjada, não havendo efetiva competição.
Na parte de execução do contrato, a fiscalização preliminar da CGU identificou indícios de formação de cartel/conluio entre os concorrentes, a existência de sócios “laranjas”, superdimensionamento de combustível na planilha de composição de custos, armazenamento de combustível de forma irregular e em desacordo com as exigências da licitação. Ainda, verificou-se que tais fatos concorreram para celebração de um contrato superfaturado e que, posteriormente, foi reajustado em desacordo com as suas próprias cláusulas.
Em termos de valores, entre os anos de 2014 a 2018, os recursos envolvidos na contratação da empresa alcançam o montante de R$ 33,5 milhões, sendo apontado um superfaturamento dos preços do contrato de transporte fluvial da ordem de 426,76%, correspondendo a R$ 20 milhões. Assim sendo, com base nas informações disponíveis elaboradas pela CGU, o DPF Responsável pelo Inquérito e o Ministério Público Federal em Rondônia representaram e o Juiz Federal da 3ª Vara Criminal da Seção Judiciária de Rondônia decretou o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão temporária, o sequestro de valores, veículos e imóveis. Os mandados estão cumpridos nos municípios de Manacapuru-AM, Porto Velho-RO, Rio Branco-AC e Recife-PE.Na capital de Rondônia não se tem notícia de prisões, porém, foram recolhidos documentos e computadores.