Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 17 de janeiro de 2025
PORTO VELHO, RO: Nesta sexta-feira (17), João Gabriel V. N., conhecido como "Biel", um dos integrantes do Comando Vermelho e apontado como liderança da facção, se entregou à Polícia Civil em Porto Velho. A rendição foi realizada com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB Rondônia, que acompanhou o procedimento para garantir a segurança do suspeito.
"Biel" procurou a OAB após a intensificação das operações policiais na cidade, que aumentaram desde o assassinato do cabo da PM Fábio Martins, no domingo (12). As ações no residencial Orgulho do Madeira, considerado reduto da facção, e em outras áreas de Porto Velho, levaram o criminoso a buscar mediação para evitar represálias.
A entrega aconteceu na Delegacia de Furtos Contra o Patrimônio, localizada na Rua Roger Weber, com a presença da presidente em exercício da OAB Rondônia, Vanessa Esber, e do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luiz Carlos.
A OAB reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais e destacou que sua atuação visa garantir um desfecho pacífico para a situação. A rendição de "Biel" marca um avanço nas ações para conter a onda de violência que tem atingido Porto Velho desde o início da semana.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA OAB/RO
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) vem a público para esclarecer os eventos recentes e reafirmar seu compromisso com a manutenção da ordem, promoção da justiça e proteção da sociedade e sua constituição.
A OAB RO parabeniza as forças de segurança pelo dedicado trabalho em prol da segurança pública em nossa cidade e reitera seu absoluto repúdio a qualquer forma de violência que possa perturbar a paz e a harmonia social.
Recentemente, fomos contatados por uma associação de moradores do bairro Orgulho do Madeira, que solicitou nossa intermediação para a rendição de indivíduos supostamente envolvidos em organização criminosa. Prontamente, ao tomar conhecimento dessa situação, a OAB RO buscou as autoridades de segurança pública para colaborar ativamente nas negociações e na manutenção da ordem pública. A Ordem agiu e age para efetiva proteção da vida de civis e da paz social.
Reafirmamos nosso compromisso inabalável com o Estado Democrático de Direito. Continuaremos a acompanhar atentamente os desdobramentos desses eventos e a contribuir, dentro das nossas competências, para a promoção da justiça e da segurança da população de Rondônia.
Além disso, a OAB RO se coloca como parceira do Estado e das forças de segurança, reforçando a colaboração entre as instituições públicas para garantir um ambiente seguro e justo para todos os cidadãos. Esta parceria é fundamental para fortalecer nossa sociedade e promover a paz com respeito e equidade.
Porto Velho, 17/01/25
Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia
---------
NOTA DA OAB
Nesta sexta-feira (17), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) por meio da Comissão de Direitos Humanos foi procurada por um suspeito de envolvimento nos ataques contra Segurança Pública em Porto Velho que, temendo por sua vida, solicitou a presença da Ordem para acompanhar sua entrega às autoridades.
*Data: 17/01/25*
*Horário: 16h*
*Local: Delegacia De Furtos Contra O Patrimônio - Rua Roger Weber, complexo da Polícia Civil - sub-esquina com a Av. Sete de Setembro*
*Entrevistados:*
*Vanessa Esber - Presidente em atuação*
*Luís Carlos - Advogado*
LEIA MAIS - Forças de Segurança abordam mais de mil pessoas e prendem 14
Foragido morre em confronto com a polícia no bairro Ronaldo Aragão, em Porto Velho
Empresa de bebidas é alvo de ataque a tiros na zona leste de Porto Velho
Fake News faz unidade da Smartfit ser esvaziada às pressas em Porto Velho
Governo Lula vai manter Força Nacional por três meses em Porto Velho
Porto Velho registra onze mortos em uma semana de guerra contra o crime
EDITORIAL - Possíveis falhas de inteligência exacerbam a crise de Segurança Pública
Homem aproveita situação e manda incendiar o próprio carro para dar golpe no seguro
Retorno do transporte público em Porto Velho após paralisação de dois dias
Quatro mortos e cinco baleados em mais uma noite de terror na capital
Governador em exercício vai até o Orgulho do Madeira para acalmar população
Silêncio sepulcral de Marcos Rocha chama atenção em plena "guerra" em Rondônia
Transporte coletivo segue totalmente paralisado em Porto Velho nesta quarta-feira (15)
Ônibus escolares serão guardados no Exército após pedido do prefeito da capital
Bandidos ateiam fogo em viatura da PM dentro de oficina na zona sul
Força Nacional não impede madrugada de terror em Porto Velho, mais de 10 veículos incendiados
Ministério da Justiça envia Força Nacional a Porto Velho para reforçar segurança pública
Polícia Federal pede reforços para agir contra facção em Porto Velho