Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - Ontem (17), o Núcleo de Policiamento Comunitária (NPC) realizou um trabalho de conscientização sobre os perigos do mundo das drogas na Escola José de Freitas, que recebeu a equipe composta pelo Sgt Dirane, Cb Macedo e Sd Cardoso. Eles tiveram que se deslocar até a linha 09, zona rural da capital e realizaram uma palestra que já vinham apresentando em diversas escolas da Zona Sul e Central.
Contudo, o que difere esse trabalho foi realmente o local, pois quando se pensa em zona rural o que vem a mente é uma comunidade pacata e que o assunto drogas é algo restrito aos centros urbanos. É fato que a violência permeia a sociedade atual e as drogas tem papel de destaque negativo como "persona non grata" para a segurança pública. Assim, comunidades pequenas e pacatas agora são alvo de traficantes, que veem as comunidades rurais como um nicho a ser explorado, ampliando ainda mais o mercado consumidor de produtos ilegais como maconha, cocaína, entre outras substâncias entorpecentes que criam dependência física e mental.
Diante desse cenário, o Comando do 1º BPM, Maj Marcos Freire, e do Chefe do NPC, ST Nascimento, é que se deu início a um trabalho educativo/preventivo para atacarmos não somente o tráfico de drogas, mas sim educar as crianças e evitar que se tornem consumidores do futuro, ou mesmo criminosos.
As crianças e a Direção da Escola gostaram muito da palestra e ainda receberam dicas de segurança, e já agendaram mais duas visitas da equipe do NPC para a próxima semana, mantendo uma proximidade maior com a PMRO e afastando cada vez mais a criminalidade do ambiente escolar, berço do nosso futuro.
Ao passo que o trabalho preventivo é estendido para a zona rural, a capital não é deixada de lado tão menos a vigia diminui, e hoje (18) a equipe do NPC da Patrulha Escolar, composta pelo Sgt Adeildo e Sgt Delmar estiveram na Escola Heitor Villa Lobos, Bairro Gurgel da Zona Sul de PVH, e realizaram palestras preventivas sobre os perigos do uso de drogas, Violência e Danos ao Patrimônio Público. Educar hoje para não reprimir no amanhã.