Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 13 de agosto de 2025
PORTO VELHO/RO - A multa é pesada. A prisão para quem dirige com um teor a partir de 0,34mg/l é certa. E quem bebe e dirige coloca em risco a sua vida e a da das demais pessoas. Mas, nada disso parece gerar uma conscientização por parte de muitos motoristas, que insistem em ingerir bebida alcoólica e pegar no volante.
A cada semana, a Operação Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), flagra motoristas sob o efeito de álcool. No último final de semana, em ações nos principais municípios de Rondônia, foram 142 multados por embriaguez na direção, sendo que 67 foram presos por estarem com nível alcoólico igual ou superior a 0,34mg/l.
As Operações foram realizadas em Porto Velho, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná e Rolim de Moura, entre a noite de sexta (20) até a madrugada de domingo (22), quando foram abordados 1.381 veículos.
Foram lavrados 424 autos de infrações, pelos mais variados crimes de trânsito, previstos no Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei Federal nº 9.503/1997), sendo a maioria delas alusivas à infração de embriaguez, correspondendo a 33,49% das autuações no período.
Entre os condutores autuados pela infração de embriaguez na direção 67 deles também incorreram no crime de embriaguez definido no Art. 306 do CTB, sendo que 48 dos conduzidos foram flagrados incorrendo no crime mediante realização de teste de etilômetro e 19 mediante avaliação do agente nos termos do Conselho Nacional de Trânsito após prévia recusa. Todos foram conduzidos à autoridade policial.
Durante blitz realizada na capital, de sexta para sábado, na Av. João Goulart com Pinheiro Machado, no bairro São Cristóvão, houve o registro de um número muito expressivo de resultados altos de testes de etilômetro, sendo o maior deles o de um homem que resultou em 1,08mg de álcool por ar expelido.
Quem for flagrado dirigindo e o teste do etilômetro apontar de 0,00mg/l a 0,04mg/l, o resultado considerado negativo; Já de 0,04mg/l a 0,33mg/l: resultado positivo que enseja a autuação administrativa que pode culminar na multa de quase R$ 3 mil e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Enquanto a partir de 0,34mg/l: resultado positivo que além de ensejar a autuação administrativa configura também crime de trânsito e o motorista é preso e levado à delegacia.
No final de semana, junto com as blitzes da Operação Lei Seca em Porto Velho, equipes itinerantes formadas por servidores do Detran e policiais militares em viaturas realizaram abordagens de condutores suspeitos em vários pontos da cidade, como forma de combater o crime de divulgação dos locais de blitzes.