• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

Governo Lula celebra vantagem de Massa no 1º turno da eleição Argentina

Eleições na Argentina serão decididas no 2º turno. Planalto vê com preocupação avanço do direitista Javier Milei, apoiado por Bolsonaro


metropoles

Publicada em: 23/10/2023 11:02:32 - Atualizado

O resultado do primeiro turno nas eleições da Argentina, com o candidato peronista Sergio Massa à frente do ultraliberal de direita, Javier Milei, foi comemorado pelo Planalto. Uma eventual vitória de Milei é vista com preocupação pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após as duras críticas do argentino ao mandatário brasileiro.

Candidato do atual governo, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, surpreendeu e terminou o primeiro turno liderando, com 36,5% dos votos. Já o deputado federal de extrema-direita Javier Milei, até então favorito por ter vencido as primárias, ficou em segundo lugar, com 30%. Eles disputarão o segundo turno em 19 de novembro.

Ministros do governo se manifestaram nas redes sociais, momentos após o resultado, e reforçaram apoio a Massa na próxima fase do pleito. Na avaliação do Planalto, o candidato do governo deve ter um segundo turno “apertado” contra o ultraliberal de posições polêmicas: entre elas, dolarizar a economia e romper com os demais países sul-americanos.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou estar “na torcida para que aqueles que desprezam a vida e a democracia sejam derrotados”.

Além dele, o titular da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, parabenizou Massa e defendeu que o resultado mostra “uma forte resposta do povo argentino nas urnas”. Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, diz ter “vibrado com a decisão do país” vizinho de “seguir lutando pela democracia e justiça social”.



Fale conosco