• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 17 de maio de 2025

'É um genocídio', diz Lula sobre ataque de Israel contra terroristas do Hamas na Faixa de Gaza

Presidente condenou ataques de Israel à Faixa de Gaza


IG

Publicada em: 25/10/2023 17:58:45 - Atualizado


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (25) que o conflito entre Israel e o grupo armado palestino "não é uma guerra, é um genocídio", em referência às crianças mortas na Faixa de Gaza .

Subiu para 6.546 o número de mortos no enclave, segundo dados divulgados nesta quarta pelo Ministério da Saúde local. De acordo com o boletim, pelo menos 2.704 são menores de idade.

"É muito grave o que está acontecendo do Oriente Médio, não se trata de discutir quem está certo e errado, quem deu o primeiro tiro, quem deu o segundo, o problema é que não é uma guerra, é um genocídio que já matou quase 2 mil crianças que não tem nada a ver com essa guerra", afirmou Lula durante evento no Palácio do Planalto.

Ele condenou o ataque do Hamas, que chamou de "terrorista", mas também ressaltou que a invasão não justifica "Israel matar milhões de inocentes".

Na terça (24), Lula já havia criticado a contra-ofensiva israelense durante a live "conversa com o presidente": "Não é porque o Hamas cometeu um ato terrorista contra Israel, que Israel tem que matar milhões de inocentes. Não é possível que as pessoas não tenham sensibilidade".

Lula também afirmou no evento de hoje que conversará nesta tarde com o Emir do Catar para tratar da retirada de brasileiros da Faixa de Gaza.

"Eu tenho um telefonema com o emir do Catar para tentar ver se encontro alguém capaz de conversar com alguém para ver se a gente consegue liberar, primeiro os brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza a poucos quilômetros da fronteira com o Egito, que estão querendo voltar para o Brasil e que até agora não foi permitido a eles o direito de voltar."

Ao todo, 26 brasileiros aguardam a repatriação da Faixa de Gaza. Este número era maior, mas 2 brasileiros desistiram de voltar e ficarão no Oriente Médio. Do lado israelense, 1.137 brasileiros puderam voltar ao país em segurança.



Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`