Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO: O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Gerlado Alckmin desembarca às 9 horas desta sexta-feira, 25, no Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, onde visita o Frigorífico Tangará e a 7ª Rondônia Rural Show, na parte da manhã. À tarde, o tucano paulista participa do encontro de lideranças políticas do partido, que está previsto para começar às 13h no Space Caleche, na capital da BR..
A presidente regional do partido, Deputada Federal Mariana Carvalho está mobilizando os demais tucanos do estado para a recepção a Alckmin, que deve falar sobre o momento do partido com a prisão de um de seus líderes, o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, na tarde desta quarta-feira, de unidade partidária, da importância das candidaturas a governo do estado para a sigla e, claro, da sua campanha para a presidência da República.
O PSDB em Rondônia vive um momento de divisão. Cansados do domínio do senador cassado Expedito Junior, a militância decidiu apostar na juventude e na liderança da deputada Mariana Carvalho para comandar o partido. Porém, desde a eleição da parlamentar como presidente do diretório regional ela não conseguiu implementar suas ideias e os tucanos não sabem, na verdade, quem comanda a sigla.
Eleita no final do ano passado como presidente estadual da legenda, tem entre suas prioridade viabilizar a unidade do ninho tucano nos 52 municípios. No último mês de março, a congressista comandou uma reunião de prefeitos do PSDB de Rondônia e agora tenta mobilizar os filiados para as boas vindas ao líder político de expressão nacional.
"(A presença de Alkmin) É um momento marcante para o PSDB rondoniense", afirma Mariana, tentando mostrar a importância da unidade partidária no evento de sexta-feira.
Ausente das bases, porém, Mariana não atende às necessidades dos diretórios. Mesmo sem poder no partido, Expedito Junior segue rifando o partido e negociando coligações que vão desde apoio a pré-candidatura de Ivo Cassol (PP) ao governo do estado, à uma composição com o MDB, que já anunciou Maurão de Carvalho como seu candidato.
Tido como um pacificador, Geraldo Alckmin terá em Rondônia, a difícil missão de acomodar o ninho tucano, para que tenha um palanque coeso no estado que possa lhe garantir os votos dos adversários do Partido dos Trabalhadores, que já foram do PSDB, mas que em função dos escândalos envolvendo lideranças tucanas como Aécio Neves, José Serra e o próprio Alckmin, migraram o apoio para o ultra-direitista, deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PSL.
No encontro do próximo dia 25, com apoio de Alckmin, o PSDB deve ajustar alguns rumos do partido nas eleições 2018, que inicia oficialmente em 60 dias. A deputada federal Mariana Carvalho comunicou à Executiva do PSDB que declinou em ser a candidata ao governo. Expedito Júnior, que disputaria o senado, pode aproveitar o gancho e anunciará seu nome ao posto, para o qual foi derrotado nas eleições de 2012, desde que haja um comprometimento do diretório nacional para ajudar a bancar os custos de campanha..