Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 10 de maio de 2025
PORTO VELHO (RO) - Um Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores de Porto Velho poderá obrigar os responsáveis por obras civis dentro do território municipal a limparem todo o perímetro ao entorno do serviço realizado após a finalização dos trabalhos.
De autoria do vereador Zé Paroca, o Projeto de Lei 4790/25, rege também que os responsáveis por essas obras ficam obrigados a instalar barreiras físicas ou proteções adequadas para evitar que materiais ou resíduos provenientes da obra invadam áreas públicas.
A limpeza diária durante o andamento da obra também está incluso nas obrigatoriedades dispostas na Lei. O não cumprimento da Lei, caso ela seja aprovada, pode chegar a aplicação de multas de até R$ 10 mil.
“A falta de responsabilidade na gestão de resíduos provenientes de obras contribui para a degradação ambiental e sobrecarrega os serviços públicos de limpeza urbana. Este projeto de lei busca responsabilizar os agentes envolvidos na execução de obras, promovendo uma cultura de responsabilidade social e ambiental”, justificou o vereador Zé Paroca.
O projeto segue tramitando no Parlamento Mirim, e após a devida relatoria, segue para votação em Sessão Plenária.