• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

“De alguma forma quem está no Poder quer se manter”, afirma jurista


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 28/09/2018 09:14:19 - Atualizado

Apresentador do Programa Rondônia em Debate Arimar Souza de Sá faz entrevista com abordagens esclarecedoras sobre a Campanha Eleitoral

“Vivemos o principal momento da democracia depois da Constituição. O país está sendo visto por algumas Academias como sendo redemocratizado. Portanto, as Eleições deste ano, mesmo que monótonas, vieram para reafirmar que o Brasil de fato é uma democracia. Nem sempre quem pensa diferente de mim é meu inimigo. As diferenças têm de serem respeitadas. Essa negatividade não é boa para o momento”.

A análise foi feita pelo jurista Juacy Júnior, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE), advogado e mestrando em Direito Eleitoral, entrevistado especial nesta quinta-feira (27) do Programa Rondônia em Debate, exibido de segunda a sexta-feira das 18  às 19 horas na TV Gazeta Canal 25, e pela Rede TV em Rede Estadual, sob apresentação do jornalista e advogado Arimar Souza de Sá.

Durante a entrevista, abordagens pontuais e esclarecedoras foram feitas para os eleitores em relação à Campanha Eleitoral de 2018 como por exemplo: os Fake News que estão sendo tratados com rigor pelos Tribunais tanto com quem que cria, curte ou os compartilha; as Redes sociais como maior pilar para a Campanha Eleitoral de 2018; financiamentos de Campanhas, Regras Eleitorais, Nova Legislação, Lei da Ficha Limpa, votos válidos, legenda através do sistema proporcional, e outros assuntos que certamente contribuíram para os teleinternautas de todo o estado.

Nos questionamentos feitos ao jurista, também esteve o ciclo vicioso da política, que conforme explanou o telespectador, exige uma mudança necessária para o país. E o jurista respondeu: “de alguma forma quem está no Poder quer se manter. E isso é grave, pois geralmente é aí que ocorre a corrupção. Sem dúvida concordo com a mudança”.

De acordo com a avaliação feita por ele, e conforme aponta a modalidade eleitoral de 2018, 66% do Senado Federal será renovado este ano, ou seja, 2/3 (dois terços) através do voto para dois candidatos ao cargo. “E cuidado para não votar no mesmo candidato duas vezes, se isso acontecer, seu voto será anulado!”, orientou, acrescentando que, as próximas Campanhas serão alternadas neste sentido até a aprovação da nova Reforma Eleitoral. “Ou seja, nesta votaremos em dois senadores, na próxima um, e na outra em dois novamente, se ainda não for aprovada a Reforma”.

Ao falar sobre o tempo árduo na ditadura, em que as mulheres inclusive não podiam votar Juacy Junior retomou: “hoje vivemos tempos áureos da democracia em que muitos não estão dando a devida importância, e as consequências são irreversíveis”.

Confira entrevista na íntegra!


Fale conosco