Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
Airton Gurgacz, Ezequiel Júnior, Hermínio Coelho, Jesuíno Boabaid, Geraldo da Rondônia, Marcelino Tenório, Saulo Moreira, Só na Bença e Ribamar Araújo, não foram reeleitos
PORTO VELHO - RO - Dos 21 candidatos à reeleição para deputado estadual, os eleitores rondonienses que foram as urnas neste domingo (7) reelegeram apenas 12 deles, ou seja 48%. Saulo Moreira e Só na Bença do MDB; Geraldo da Rondônia (PSC); Jesuíno Boabaid (PMN); Ezequiel Júnior (PRB); Ribamar Araújo (PR); Marcelino Tenório (PRP); e Airton Gurgacz (PDT) e Hermínio Coelho (PDT); não retornam ao cargo em 2019.
Dos atuais deputados estaduais, o presidente da Assembleia Maurão de Carvalho (MDB) que concorreu ao Governo do Estado e não foi eleito; o deputado Cleiton Roque (PSB), impedido de se candidatar por estar inelegível; e o deputado Léo Moraes (PODE) eleito deputado federal; também não retornam à Casa de Leis do Estado em 2019.
A migração de Maurão de Carvalho e Léo Moraes para outros pleitos é um dos fatores que certamente contribuíram para a diminuição na reeleição dos deputados estaduais, mas outro também, que sem dúvida e procedente, é o claro anseio dos eleitores por mudanças, incentivados pela Lava Jato, e outras operações em nível federal e estadual que inclusive atingiram alguns dos que buscaram se manter no cargo.
A esperança de um estado e um país melhores pôde ser vista, mesmo que ainda tímida no resultado das urnas neste domingo. É esperar para ver. Este quadro de mudança pode ser ainda mais, e quiçá para melhor!