Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
RIO - O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira que vai privatizar 12 aeroportos este ano. Em sua conta no Twitter, Bolsonaro disse ainda que serão concedidos à iniciativa privada quatro terminais portuários, além de ferrovias. Com as concessões, ele afirmou que conseguirá atrair "rapidamente" R$ 7 bilhões em investimentos.
"Rapidamente atrairemos investimentos iniciais em torno de R$ 7 bi, com concessões de ferrovia, 12 aeroportos e 4 terminais portuários. Com a confiança do investidor sob condições favoráveis à população resgataremos o desenvolvimento inicial da infraestrutura do Brasil", escreveu o presidente.
Ontem, o novo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tomou posse. Na cerimônia, ele mencionou algumas concessões que serão feitas em breve, entre elas 12 terminais aeroportuários. O leilão está previsto para março.
Eles serão divididos em três blocos: Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O primeiro inclui os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba.
O bloco do Sudeste é formado pelos terminais de Vitória (ES) e Macaé (RJ). E os quatro aeroportos que compõem o bloco do Centro-Oeste são os de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em Mato Grosso.
Freitas citou ainda no seu discurso de posse a concessão da ferrovia Norte-Sul e duas novas licitações de rodovias, a BR 381 e a Dutra.