Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
A Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento considera que a reforma impulsionada pelo Presidente dos EUA inclui uma regularização fiscal única sobre receitas acumuladas no estrangeiro que pode levar a que os fundos das multinacionais possam regressar aos Estados Unidos.
Esse fluxo de dinheiro repatriado para os EUA poderá ascender a dois biliões de dólares, tendo como consequência uma "redução acentuada" do investimento direto estrangeiro no resto do mundo.
As estimativas da agência da ONU foram calculadas por analogia com outra medida semelhante, o Homeland Investment Act, aprovado há 13 anos, pelo que continuam a ser preliminares.
A UNCTAD informou também hoje que o impacto global do repatriamento de capitais poderá ser limitado porque muito deste dinheiro está em numerário, não em ativos tangíveis. Por isso mesmo, o secretário-geral da UNCTAD, Mukhisa Kituyi, disse que se desconhece, por enquanto, o impacto no investimento nos países em vias de desenvolvimento.
Quase metade de todo o investimento global é nos Estados Unidos ou é detido por multinacionais norte-americanas.