• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 20 de outubro de 2024

Presidente do CFM, Hiran Gallo, recebe a segunda maior honraria do país

Honraria que condecora profissionais da medicina com notável serviço prestado ao país...


CFM/Rondonoticias

Publicada em: 07/08/2022 12:43:28 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - O médico rondoniense, Hiran Gallo, que honra Rondônia em âmbito nacional, na condição de Presidente do Conselho Federal de Medicina, com sede em Brasília, recebeu na manhã de sexta-feira, 05, na capital federal, recebeu a comenda Ordem Mérito Médico, que é uma honraria que condecora profissionais da medicina com notável serviço prestado ao país.

DISCURSO DO HOMENAGEADO:

Ao discursar, Hiran Gallo disse: "É uma honra indescritível receber esta medalha tão significativa para a medicina brasileira, especialmente quando celebramos o dia nacional da saúde e o grande médico Oswaldo Cruz, sanitarista e epidemiologista tão importante para a construção do sistema de saúde brasileiro. A medicina é uma arte e uma paixão, à qual me dedico há décadas para cuidar da saúde da mulher e do binômio materno-fetal. Agradeço pelo reconhecimento e continuarei trabalhando para que todos, médicos, pacientes e sociedade, tenhamos cada vez mais acesso à saúde de qualidade”, destacou emocionado o presidente do CFM.

Os médicos são indicados pelos Ministros da Educação e da Saúde ao chefe do Poder Executivo, que nomeia os homenageados via decreto publicado no Diário Oficial da União.

QUEM É O HOMENAGEADO:

José Hiran da Silva Gallo é nascido em Porto Velho-RO e graduado pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, doutorado e pós-doutorado em Bioética pela Universidade de Porto, José Hiran Gallo é membro efetivo da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, da Academia de Medicina de Rondônia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e conselheiro do CFM, eleito desde 1999 e onde é presidente, foi diretor-tesoureiro de 2009 a 2022 e relatou resoluções sobre importantes temas, como reprodução assistida e autonomia da paciente.

LOCAL DA CERIMÔNIA:

A cerimônia de entrega das honrarias, realizada em Brasília na sede do Clube do Exército e organizada pelo Ministério da Saúde, prestigiou 53 médicos, dentre eles o conselheiro federal Raphael Câmara, também homenageado no grau Grande-Oficial, e o diretor-tesoureiro do CFM, Mauro Ribeiro, prestigiado com a medalha na classe Comendador. Os médicos Ronaldo Caiado, Nelson Teich e Marcos Cordeiro receberam a mais alta honraria: a medalha Grã-Cruz.

Veja os vídeos:



Fale conosco