Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 19 de abril de 2025
PORTO VELHO, RO - Nesta última quarta-feira (16), aconteceu a 6ª edição da Mostra “Rondônia Aqui Tem SUS”. O evento, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems-RO), foi realizado na Faculdade UniSapiens e reuniu representantes dos 52 municípios do estado, com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia.
Ao longo do dia, profissionais e gestores de saúde apresentaram mais de 80 trabalhos desenvolvidos em diferentes regiões. As iniciativas destacaram boas práticas em áreas como atendimento de urgência e emergência, saúde da mulher, uso de tecnologias no SUS e gestão de recursos humanos.
Todos os trabalhos apresentados estão sendo avaliados por uma comissão técnica, que irá selecionar as melhores experiências para representar o estado em nível nacional na Mostra Nacional “ImunizaSUS”, em Brasília (DF). A ação reforçou a importância da troca de conhecimentos e do reconhecimento às práticas que vêm qualificando o atendimento público de saúde.
Para o presidente do Cosems-RO, Wagner Wasczuk Borges, a mostra teve papel fundamental ao dar visibilidade ao trabalho dos profissionais da saúde e incentivar a inovação nos serviços.
“Foi de grande importância apresentar ao estado as experiências desenvolvidas por cada profissional. Esse momento de troca fortalece os projetos e processos voltados à saúde pública de Rondônia”, afirmou.
Um dos destaques foi a apresentação de iniciativas ligadas à saúde digital, tema que tem ganhado cada vez mais relevância no setor. “A tecnologia está vindo como uma ferramenta fundamental. Um dos projetos apresentados aqui foi voltado ao acompanhamento do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o que pode auxiliar os gestores a desenvolverem ações mais estratégicas. Com esses dados, por exemplo, será possível identificar regiões com maior incidência de dengue ou planejar melhor as ações preventivas”, explicou o organizador técnico, Kim Mansur.
O evento contou com a participação do secretário de Saúde do estado, Jefferson Rocha, que destacou a importância da valorização dos profissionais da atenção básica e da troca de experiências entre os municípios.
A programação também contou com a entrega do Prêmio Equipe Rosa 2024, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde em reconhecimento ao desempenho na coleta de exames preventivos (Papanicolau). Os municípios premiados foram: Porto Velho (1º lugar), Nova Brasilândia (2º lugar) e Pimenta Bueno (3º lugar).