Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
A rinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz com algumas finalidades, podendo ser estética, reparadora ou funcional. Esse procedimento é considerado de baixo risco e de rápida recuperação, já que o paciente consegue retornar a sua rotina em poucas semanas, mesmo com algumas restrições.
Segundo o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, em São Paulo, e professor na Santa Casa, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, o procedimento é indicado para pacientes que possuem obstrução nasal, deformidades congênitas, fraturas ou queixas estéticas. “Não existe idade ideal para realizar esse procedimento, mas é importante que a/o paciente já tenha o desenvolvimento completo da face, podendo variar em cada paciente, mas geralmente ocorre após os 15 anos de idade em mulheres e 16-17 anos em homens”, explica Dr. Eduardo.
Esse procedimento cirúrgico ainda pode ajudar pessoas que sofrem com obstrução nasal crônica e respiração oral: “Quando a cirurgia é feita com objetivos funcionais, a rinoplastia visa melhorar a função primordial do nariz, a respiração, auxiliando em uma melhora na qualidade de vida dos pacientes”, conta o otorrino.
Aberta ou fechada?
Segundo Dr. Eduardo Dolci, vários fatores implicam na escolha: “Para decidir o melhor tipo de rinoplastia para cada paciente, analisamos as estruturas do nariz, ossos e a cartilagem. Quem faz a escolha do melhor tipo de procedimento é o médico especialista".
A rinoplastia aberta, ou exorinoplastia, é quando o cirurgião faz pequenas incisões na columela nasal, que é o tecido que separa as narinas. Depois disso, a pele é levantada, expondo a parte interna do nariz. “A exorinoplastia dá ao médico maior visibilidade da estrutura do nariz”, conta o médico.
Já na rinoplastia fechada, ou endorinoplastia, ocorre quando as incisões são feitas dentro da narina e a pele não é levantada e, com instrumentos menores, o cirurgião irá corrigir o nariz. “Esse procedimento é o mais conhecido, justamente por ser menos invasivo”, diz o otorrinolaringologista.
A recuperação é rápida, em cerca de uma semana o paciente já consegue voltar à rotina de trabalho, sempre tomando muito cuidado com o nariz. “Nas primeiras semanas o inchaço já desaparece, lembrando que o paciente não deve usar óculos, nem praticar esportes no primeiro mês. Após esse período, a prática de exercícios leves, como a caminhada, estão liberados. Exercícios mais pesados, como a musculação, só devem voltar a ser feitos depois de três meses”, finaliza o especialista.
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que deve ser indicado e realizado por um especialista. Procure um médico para a recomendação do melhor tipo de procedimento.