Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Longe vão os tempos em que para emagrecer era necessário passar horas a fio no ginásio. A chegada do HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade) veio mudar essa realidade.
A modalidade é perfeita para quem tem pouco tempo e quer uma atividade que seja variada e que permita, sobretudo, perder peso, definir os músculos e melhorar o rendimento físico.
De acordo com Geraldo Chamilet, personal trainer da 2 Spin, o HIIT envolve exercícios realizados na máxima intensidade num curto espaço de tempo e intercalados com breves momentos de descanso.
"O principal objetivo é levar o organismo a trabalhar em zonas desconfortáveis para atingir o propósito do treino. A atividade pode ser realizada com qualquer modalidade ou exercício, como corrida, remo, bicicleta e, principalmente, o peso do próprio corpo, o que permite ser feito em qualquer lugar. O segredo é buscar sempre a intensidade proposta pelo treinador”, explica.
Além de queimar calorias, aumentar a massa muscular e a resistência cardiovascular, uma das grandes vantagens do HIIT é a possibilidade de queimar gordura mesmo após o treino, como destaca o PT: “por ser de alta intensidade, a modalidade aumenta a capacidade corporal de queimar gordura, causando o efeito de queima posterior, quando o corpo continua queimando depois de até 24 horas”.
Com duração de quatro a 20 minutos, o HIIT deve ser feito de duas a quatro vezes por semana, sempre sob supervisão de um profissional. “Desde que não haja restrições médicas, qualquer pessoa pode praticar a modalidade”, finaliza o profissional.