Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - Por ordem do Ministério da Saúde (MS), a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada. Em Porto Velho, a aplicação das doses começa na próxima segunda-feira (23), conforme anúncio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) nesta sexta-feira (20). O público na lista de prioridade são idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.
A antecipação acontece para proteger as pessoas que estão mais vulneráveis ao contágio do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo a Semusa, todas as 19 unidades de saúde da capital e dos distritos receberão as doses da vacina.
Trinta mil doses foram enviadas para Porto Velho nesta primeira etapa. "Essa é uma estratégia do Ministério da Saúde para que não haja aglomeração. Então só procure as nossas unidades os idosos. Eles precisam ser acompanhados só de uma pessoa. Não levem crianças. Os outros grupos serão imunizados. Precisamos estar fortalecidos contra o coronavírus", disse Elizete Gomes, coordenadora de imunização.
A vacina protege contra a H1N1 e Influenza B, mas não do novo coronavírus, se tornando uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns.
Transmissão
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é transmitida pelas secreções respiratórias, a partir de tosse ou espirros, e pode sobreviver algumas horas em diversas superfícies.
Os sintomas são febre alta, calafrios, tosse (que pode ser seca ou com expectoração), dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.
Prevenção