Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
BRASIL: Diagnosticada com câncer de colo de útero, uma mulher de 65 anos expeliu o próprio tumor em meio a uma crise de dor no chão de Hospital Municipal Pedro II, no Rio de Janeiro.
Anadia Maria Souza Moura era atendida no pronto-socorro quando a situação aconteceu na tarde da última quinta-feira, 31. A informação foi publicada pelo site Metrópoles.
Ela foi diagnosticada em 4 de agosto com câncer em estágio avançado e era atendida no Hospital Mário Kroeff, uma instituição filantrópica referência no tratamento de câncer. Após uma crise de dor, ela foi encaminhada ao Hospital Municipal Pedro II.
A está tentando uma transferência para o Hospital Mário Kroeff, mas ainda não existe um acordo entre as unidades.
Segundo Adriana, filha de Anadia, a equipe do Pedro II se nega a entregar o tumor, um pré-requisito para a internação no Mário Kroeff.
Anadia estava gritando de dor em casa, com a barriga e as pernas muito inchadas quando chegou ao pronto-socorro. As partes desincharam após a internação, mas os médicos ainda não sabem o estado do útero e acreditam que a paciênte é uma “bomba relógio”, dessa forma, sem conseguirem dar alta ou transferência.
O tumor
A família denuncia que após o tumor ser expelido, ele foi entregue à paciente em um saco com um líquido para conservação, sob a orientação de ser enviado para análise e depois, ele foi recolhido com para pesquisa. Anadia segue com sangramento vaginal.
O Hospital Municipal Pedro II e o Hospital Mário Kroeff ainda não se pronunciaram sobre o caso e ainda não responderam o contato do Terra.