Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
BRASIL: Uma operação da Polícia Federal e da Receita Federal, no Amazonas, ordenou a apreensão de mais de R$ 5,7 bilhões em bens e ativos que teriam sido obtidos no garimpo ilegal de ouro.
Deflagrada na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Emboabas busca desarticular uma organização criminosa especializada em adquirir ouro proveniente de regiões onde a mineração é proibida.
Na sequência, a quadrilha declarava de maneira fraudulenta que o metal precioso havia sido extraído de áreas com permissão de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituída.
A operação também identificou indícios de contrabando de ouro para a Europa após a prisão em flagrante de um homem que transportava 35 kg de ouro. De acordo com informações da PF, o suspeito pretendia entregar a carga a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova York, nos Estados Unidos.
A operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca em cidades de todo o país, incluindo Manaus (AM), Anápolis (GO), Ilha Solteira (SP) e Uberlândia (MG).
A PF e a Receita também identificaram que o alvo principal da operação realizava a regularização do ouro por meio de um cidadão austríaco naturalizado brasileiro, que, por sua vez, afirma ter mais de R$ 20 bilhões em barras de ouro em um suposto país independente que teria sido criado por ele próprio.