• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 22 de setembro de 2024

Queimadas poluíram ar de 25 das 26 capitais estaduais do Brasil; veja dados oficiais

Teresina (PI) foi a única capital que não teve piora na qualidade do ar


IG

Publicada em: 21/09/2024 11:09:47 - Atualizado

BRASIL: Em Brasília (DF), uma das principais florestas está pegando fogo desde o dia 14 de setembro, provocando uma camada cinza de fumaça e fuligem que cobre a cidade. Mais de 6% da área do Parque Nacional de Brasília , situado a poucos quilômetros do centro da capital, já foi consumida pelas chamas. O incêndio teve origem criminosa e se alastrou com muita facilidade, às vezes de forma subterrânea, passando por baixo de rios, queimando matas de galeria do cerrado a partir da raiz.

A situação da neblina cinzenta se repete em quase todas as capitais do Brasil. Em Porto Velho (RO) , a fumaça tem origem nos grandes incêndios da região amazônica , que sofre com a estiagem e com os efeitos do desmatamento. A taxa de incêndios na floresta dobrou em relação a 2023: foram mais de 30 mil focos de queimada de 1º a 16 de setembro, contra 26 mil em todo o mês no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em Porto Alegre (RS) , mesmo sem incêndios locais, os moradores relatam dificuldade de respirar por causa da poluição. Na cidade também já aconteceu o fenômeno da chuva preta , quando as águas da chuva se juntaram à fuligem de queimadas.

De acordo com dados do Copernicus, no dia 13 de setembro a concentração de partículas finas no ar da capital gaúcha chegou a ficar 394% superior à média registrada para setembro entre 2017 e 2023.

Quase todas as capitais com ar poluído

O Copernicus, programa de monitoramento de mudanças climáticas que verifica a qualidade do ar, apontou que de 11 a 18 de setembro praticamente todas as capitais brasileiras tiveram alguma piora em relação aos registros anteriores para o mês. A única exceção foi Teresina , capital do Piauí .

O serviço de monitoramento, pertencente à União Europeia, faz estimativas diárias da qualidade do ar no mundo por observações em satélites.


 


Fale conosco