Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 11 de julho de 2025
O Palácio do Planalto prepara, nos bastidores, uma reação à tarifa extra de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos anunciada nesta quarta-feira (9/7) pelo governo Donald Trump.
Auxiliares do presidente Lula ouvidos pela coluna afirmam que o governo brasileiro deve manter a mesma postura diante de outras tarifas extras anunciadas por Trump ao Brasil: a da “reciprocidade”.
A ideia do governo brasileiro é anunciar que produtos exportados pelos americanos ao Brasil também serão sobretaxados. O percentual, porém, ainda será discutado pelo Palácio do Planalto.
Trump anunciou as novas tarifas por meio de uma carta enviada a Lula. No documento, o chefe da Casa Branca diz que a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros valerá a partir de 1º de agosto de 2025.
O presidente americano afirma que a medida se deve “em parte” ao que ele chama de “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
Trump cita ainda Jair Bolsonaro, dizendo que a forma como o Brasil trata o ex-mandatário é uma “vergonha internacional”. “É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE! (sic)”, escreveu Trump.
Mais cedo, antes de anunciar a tarifa, Trump afirmou que o Brasil não tem sido “nada bom” para os americanos e que, por isso, ele divulgaria as novas tarifas para produtos brasileiros.
“O Brasil não tem sido bom para nós. Nada bom, aliás. Vamos divulgar um número para o Brasil no final da tarde ou amanhã de manhã”, disse Trump, ao ser questionado sobre novas taxas norte-americanas.