• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 17 de julho de 2025

Ex-presidente Jair Bolsonaro reage à alegação final da PGR: "Estou indignado"

Ex-presidente comentou sobre documento da PGR e investigação da PF em entrevista à CNN


ig

Publicada em: 16/07/2025 09:45:56 - Atualizado


BRASIL: O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu, nesta terça-feira (15), à alegação final da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu a condenação dele e de outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado.

Em entrevista à CNN, Bolsonaro negou a acusação feita pela PGR e criticou a investigação da Polícia Federal sobre as supostas tentativas de abolição do Estado Democrático de Direito.

" Eu estou indignado [com as alegações finais da PGR]. Que acusação é essa? Que fumaça é essa? Querem me condenar a 43 anos de cadeia por isso? Não houve nem tentativa, nem cogitação de nada ", afirmou.

Como apurou o Portal iG, caso seja condenado pelos cinco crimes dos quais é acusado, Bolsonaro pode pegar até 43 anos de reclusão, em caso de penas máximas. Os outros sete réus do chamado "núcleo crucial" também podem ser condenados pelos mesmos crimes, assim como pedido pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

Os crimes que os oito são réus no Supremo Tribunal Federal são: liderança de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência ou grave ameaça; e deterioração de patrimônio tombado.

A condenação ou absolvição será definida pela Primeira Turma do STF, em julgamento final sem data marcada até o momento.

Críticas à PF

Ainda na entrevista concedida à CNN, Bolsonaro criticou a condução das investigações da Polícia Federal e a delação premiada acordada com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do governo.

“A Polícia Federal coloca palavras na minha boca. É um processo que não tem cabimento. Não existe golpe nenhum”, afirmou Bolsonaro.

Segundo o ex-presidente, a investigação é uma perseguição política contra ele. Acrescentou ainda dizendo que a delação de Cid "é uma vergonha", e que "o próprio procurador Gonet deveria ser denunciado pelo que está acontecendo”.

As declarações de Jair Bolsonaro foram dadas um dia após a divulgação do parecer da PGR sobre o julgamento das supostas tentativas de golpe e nas ações antidemocráticas do dia 8 de janeiro de 2023.


Fale conosco