• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de agosto de 2025

Alvo da Polícia Federal, pastor Silas Malafaiaconvoca bolsonaristas para 7 de Setembro

Pastor e outras figuras da direita divulgaram vídeos nas redes sociais chamando para o ato


ig

Publicada em: 23/08/2025 12:36:32 - Atualizado


BRASIL: O pastor Silas Malafaia tem usado suas redes sociais para convocar bolsonaristas para atos nas principais capitais o país no dia Sete de Setembro. A finalidade das manifestações, batizadas de "Reaja, Brasil", são: liberdade de expressão e de religião. Nesta semana, o religioso foi alvo da Polícia Federal (PF) e teve seu passaporte apreendido.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, segue proibido de participar dos eventos, ainda por consequência das medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Porém, seu nome deve ser um dos mais citados nos atos, até porque eles ocorrerão em meio ao julgamento do STF sobre a suposta tentativa de golpe.

A convocação ocorre no momento em que Malafaia foi incluído em um inquérito que investiga ações contra autoridades e ministros do Supremo. Segundo a Polícia Federal (PF), o pastor teria participado de articulações para pressionar instituições brasileiras a partir de sanções internacionais contra o país.

Malafaia é investigado por suposta participação em crimes de coação no curso do processo (artigo 344 do Código Penal), obstrução de investigação envolvendo organização criminosa (Lei 12.850/2013) e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (artigo 359-L do Código Penal).

As investigações são desdobramentos do Inquérito (INQ) 4995, que apura condutas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do ex-presidente Jair Bolsonaro, que articularam sanções contra autoridades brasileiras, como Moraes.


Fale conosco